De acordo com as operadoras Tim, Vivo e Claro, 25 bairros de São Luís já contam com o sinal 5G puro, liberado pela Anatel para contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz), a partir desta segunda-feira, 19.
Conforme a Vivo, a rede vai estar disponível no Calhau, Jardim Renascença, Cantinho do Céu, Alto do Calhau, Cohama, Jardim Primavera e Jardim São Francisco.
De acordo com Marcelo Campos, diretor da Vivo na Regional Norte, com o início da operação 5G, a organização oferecerá a combinação com as principais tecnologias de conectividade.
“Além da quinta geração, que segue expandindo pelas capitais, nossos clientes contam com a maior cobertura móvel em 4.5G, presente em mais de 3,2 mil municípios, e com a principal rede de internet fixa com fibra da América Latina, cobrindo atualmente 21 milhões de domicílios brasileiros, além de cinco milhões de casas e empresas já conectadas”, destacou Marcelo Campos.
A Tim anunciou a ativação da primeira rede 5G Standalone (SA), nesta segunda-feira (19), em São Luís, a partir da liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O início da operação na capital já conta com a ativação do sinal com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G, informou a operadora, que grantiu infraestrutura pronta para disponibilizar a tecnologia em 25 bairros, o que corresponde a cobertura de 43.9% da população da capital, conforme lista abaixo:
-Tirirical
– Turu
– Aurora
– Cohatrac
– Cruzeiro Do Sul
– Cohafuma
– Vinhais
– Maiobinha
– Ipase
– Bequimão
– Olho D’Água
– Calhau
– Cohajap
– Vicente Fialho
– Cantinho Do Céu
– Angelim Sim
– Rio Anil
– Vila Palmeira
– Cohama
– Santa Eulália
– Alemanha
– Ponta Do Farol
– Jardim Renascenca
– Jardim São Francisco
– Ponta D´Areia
A Claro divulgou que está com o sinal 5G ativo em nove bairros da capital, mas especificou as localidades.
MUDANÇA DE CHIP OU PLANO
A Vivo informou que o cliente não precisa trocar de chip para usar o 5G. Esta troca será necessária apenas no caso da intenção de utilizar o 5G puro, na tecnologia standalone.
O chip pode ser adquidido nas lojas físicas ou e-commerce da operadora. Assim, para utilizar a rede 5G da Vivo, basta o consumidor estar com um aparelho compatível e dentro da área de cobertura. Igualmente, não se faz necessário mudar o plano de telefonia para se beneficiar do uso da rede 5G, frisou a companhia.
A TIM informou que para navegar na rede 5G também não será necessário trocar de chip. Basta ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.
“Os clientes pós-pagos contam com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, já disponível para ativação nos canais de atendimento da operadora”, frisou a TIM.
Os demais municípios maranhenses só vão contar, gradativamente, com a tecnologia 5G a partir de 2023.