Os viajantes que planejam suas férias a bordo tiveram uma ótima notícia para a temporada brasileira de cruzeiros 2022/2023. Com cerca de seis meses de duração – entre novembro deste ano e abril de 2023 – o número de leitos ofertados pelos transatlânticos que navegarão na costa do país deve ser o maior dos últimos 10 anos.
De acordo com o Ministério do Turismo, serão 780 mil leitos ofertados – uma alta de 47% – em comparação com os 530 mil de 2019/2020. A oferta supera a última temporada, quando a programação foi interrompida devido à pandemia e, como consequência, ocorreu o fechamento de muitas fronteiras internacionais.
Estão confirmados nove grandes navios de cruzeiro navegando pela costa brasileira, com viagens partindo de dois portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), e que farão 184 rotas e 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
O MSC Preziosa juntou-se a um grupo que anteriormente contava como Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview.
Grande expectativa para economia nacional
O setor de cruzeiros tem a expectativa de criar 44 mil negócios diretos, indiretos ou induzidos no Brasil, além de gerar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional, impulsionado pelos gastos das armadoras, tripulantes e cruzeiristas nas cidades portuárias visitadas.
O segmento de cruzeiros beneficia setores como o comércio varejista – com a compra de presentes e souvenirs, alimentos e bebidas, passeios turísticos, transporte e hospedagem nas cidades visitadas.
Além disso, a próxima temporada de cruzeiros marca a volta do Brasil na rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo. De 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 35 navios de longo curso farão 309 escalas em 45 destinos de 15 estados brasileiros, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, com grande expectativa para a economia nacional.
Segundo Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, “a próxima temporada será de recuperação e retorno do país para a curva ascendente que o setor vivia antes da pandemia, com nove navios de cabotagem e 35 de longo curso.”
Veja, então, os principais navios de cruzeiros da temporada 2022/2023:
MSC Cruzeiros
Na temporada 2022/2023, a MSC Cruzeiros terá seis navios nos mares da América do Sul. MSC Fantasia, MSC Seaview, MSC Seashore e MSC Harmonia terão embarques em portos brasileiros, com passagens por Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Ilhabela, Itajaí, Punta del Este e Buenos Aires, apenas para citar alguns. O MSC Musica terá embarque na Argentina e Uruguai, com escalas em destinos brasileiros. A nova estrela da temporada, o MSC Preziosa, terá itinerários variados. Além disso, o MSC Magnífica fará sua volta ao mundo com passagens pelo Brasil, no Rio de Janeiro e Salvador.
Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros terá cinco navios na próxima temporada na América do Sul. Costa Firenze, Costa Fortuna e Costa Favolosa farão cruzeiros regulares pela região, enquanto Costa Luminosa e Costa Deliziosa navegarão em águas sul-americanas, com embarques no porto do Rio de Janeiro para os cruzeiros de travessia ‘Grand Cruise’ e ‘Volta ao Mundo’.
Oceania Cruises
A temporada 2022/2023 no Brasil terá três navios da Oceania Cruises. O Marina, com embarque no Rio de Janeiro, enquanto o Insignia e o Sirena têm Miami como porto principal. Os navios visitarão a Amazônia e outros destinos na costa brasileira, como Santos, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Itajaí.
Regent Seven Seas
A Regent Seven Seas terá o Rio de Janeiro como principal porto de embarque e desembarque. O Seven Seas Mariner e Seven Seas Voyager visitarão destinos no litoral Sul, Sudeste e Nordeste, incluindo uma navegação no rio Amazonas na volta para Miami. As viagens ocorrerão entre dezembro deste ano e janeiro de 2023. Um terceiro navio, o Seven Seas Navigator, parte de Miami para um percurso no rio Amazonas, em abril de 2023.
A Norwegian Cruise Line terá apenas um navio na América do Sul, o Norwegian Star. O roteiro envolve a travessia transatlântica entre a Europa e o Brasil, com partida e chegada no Rio de Janeiro. A Holland America também alocou um navio de sua frota para visitar o Brasil, o Volendam. Partindo da Flórida, um dos trechos do roteiro incluirá o rio Amazonas, Manaus e outras cidades da região Norte.
A Celebrity Cruises escolheu o navio Celebrity Infinity para os cruzeiros na América do Sul. O desembarque será no Rio de Janeiro, principal porto das viagens para Argentina, Uruguai e Chile. A Seabourn, por sua vez, organizou seis expedições com o navio Seabourn Venture, com paradas no litoral brasileiro e alguns roteiros dedicados à Amazônia.
A luxuosa armadora Azamara terá dois navios no Brasil, tendo o Rio de Janeiro como porto de partida e chegada em sua programação pela América Latina e Antártida, além de visitar outros destinos brasileiros na temporada 2022/2023. Finalmente, a Silversea, outra companhia de luxo, passará pelo Brasil com três navios – Silver Wind, Silver Moon e Silver Shadow. Como se tratam de embarcações menores, os roteiros permitem visitas a pequenos portos do litoral.