Como se preparar para fazer um exame?

O Relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um exame que é realizado a cada três anos em diferentes países

Fonte: Da redação

O Relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um exame que é realizado a cada três anos em diferentes países, onde é medido o desempenho acadêmico de alunos de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Mas, na realidade, não se avalia o aluno individual, mas sim a pontuação coletiva que mostrará o sistema educacional do país, mostrando seus fracassos e acertos e esperando que este relatório seja um ponto de partida para as políticas educacionais daquele país.

Historicamente, a China tem se posicionado como um dos países com melhor desempenho acadêmico em todas as disciplinas, seguida de perto por Cingapura, Estônia, Canadá e Finlândia. Enquanto na parte inferior do ranking geralmente estão alguns países da América Latina ou da África.

Esteja você se preparando para os testes do PISA ou para os exames habituais do ensino médio ou universitário, existem algumas dicas que o ajudarão a obter um melhor desempenho e estudar melhor:

 

  • Faça anotações durante a aula

 

A parte mais importante do estudo é feita quando você não está estudando, ou seja, quando está na aula. Embora às vezes possa ser difícil, você deve dar total atenção à aula e tomar notas dos apontamentos do professor ou das contribuições de seus colegas, que são dados que podem não estar escritos no quadro. Não há ninguém melhor do que você para fazer isso, porque se pedir as anotações a um colega ou amigo, ele pode ter deixado de fora informações que você não reteve ou escreveu definições que você já construiu. Um truque? Se não conseguir escrever tão rápido ou se não entender sua própria caligrafia mais tarde, grave a aula para fazer anotações quando estiver em casa.

 

  • Leia cuidadosamente

 

No momento em que tiver que ler o próprio livro didático, reserve um tempo para entender o que está lendo. Se você se apressar ou ler um parágrafo e se distrair, a leitura não terá efeito e os conceitos serão muito mais difíceis de entender.

 

  • Use aplicativos acadêmicos

 

Costumamos pensar que o celular é nossa maior distração, certo? Mas e se o seu smartphone pudesse ajudá-lo a estudar mais rápido? Há uma grande variedade de aplicativos na Play Store ou Apple Store, como Resoomer (que você também pode usar em um site para realizar um resumo automático) onde você pode copiar o texto para estudar ou um artigo (desde que seja um texto argumentativo) e com apenas um clique terá um resultado muito bom na hora de resumir um texto o fazer um sumário.

Há também a aplicação da Técnica Pomodoro, baseada no método de 1980 onde você estuda por 25 minutos e descansa por 5, e depois repete mais de 4 vezes. Ao completar todos os 4 blocos, você pode fazer uma pausa de 15 a 30 minutos e pode retornar ao início para finalizar o tópico. O aplicativo disponibiliza um despertador, ao mesmo tempo que o celular, para que você não possa usá-lo por 25 minutos. Inacreditável!

Não fique mais nervoso: com essas 3 frases, você terá um excelente desempenho em um exame PISA, assim como em qualquer outro.

Fechar