PRF apreende 14 toneladas de pó branco desconhecido

Produto refinado e sem odor característico estava sendo transportado em sacos na carroceria de um caminhão-baú.

Fonte: Com informações do Portal Meio Norte

Um carregamento de produto ainda desconhecido foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no início da tarde da última quinta-feira (22), na BR-316, na unidade operacional da PRF em Teresina-PI.

Quase 14 toneladas de um pó branco, refinado e sem odor característico, estavam sendo transportados em sacos na carroceria de um caminhão-baú. A nota fiscal apresentada pelo motorista informava que a carga tratava-se de Ácido Fúlvico, um tipo de adubo.

Em virtude da especificidade do tema, os policiais contataram a Divisão Regional de Fiscalização de Agrotóxicos, setor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O responsável pelo setor informou que, pelas características dos produtos, o pó branco não se refere ao produto que está descrito na nota fiscal.

Em continuidade das diligências, a Receita Federal foi contatada e informou que a empresa remetente da carga não tem autorização legal para importação e/ou comercialização dos produtos (descritos nas embalagens) no Brasil, já que pelas identificações das embalagens o material é oriundo da China.

Na sexta-feira (23), a equipe PRF solicitou à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Piauí (MAPA-PI) que enviasse uma equipe para adoção dos procedimentos para o caso. Os auditores do MAPA-PI fizeram a apreensão do material, que totalizava 13.950 kg, e coletaram amostras para análise.

A suspeita é de que seja um produto utilizado para fabricação de agrotóxicos ou fertilizantes ilegais.

Diante das informações, a empresa remetente da carga poderá responder, a princípio, pelo crime de contrabando e crime ambiental de produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica em desacordo com as exigências estabelecidas.

A ocorrência foi encaminhada para o MAPA-PI, que ao final do processo administrativo deverá, se for o caso, fazer os devidos encaminhamentos para órgãos competentes.

Fechar