Projeto de expansão da Patrulha Maria da Penha inaugura mais duas unidades no Maranhão

As cidades de Barra do Corda e Presidente Dutra passam a contar com a atuação deste importante equipamento de segurança pública.

Fonte: Redação/Assessoria

Mais duas unidades da Patrulha Maria da Penha foram inauguradas no interior do Maranhão. Agora, as cidades de Barra do Corda e Presidente Dutra podem contar com a atuação deste que é considerado um importante equipamento de segurança pública.

Juntas, as duas patrulhas alcançam oito cidades e, também, municípios do entorno, conforme informações do Governo do Estado.

Atualmente, são 13 grupamentos destes, implantados estrategicamente em regionais, que alcançam mais de 40 municípios e suas adjacências, com o intuito de garantir às mulheres a proteção devida contra a violência.

A Patrulha Maria da Penha é uma modalidade de policiamento comunitário desenvolvida pela Polícia Militar do Maranhão, e integra o Comando de Segurança Comunitária, que é ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

A comandante de Segurança Comunitária e coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, tenente-coronel Edhyelem Santos, destacou a ampliação deste importante aparato: “A importância se dá, principalmente, para atender as mulheres do interior do Estado. E promover essa expansão é proporcionar um atendimento qualificado da segurança pública no combate à violência que a mulher sofre. E também, reforça a rede de atendimento à mulher vítima, em cada município que a patrulha vem sendo instalada”, observou.

As Patrulhas Maria da Penha atuam sob coordenação setorial do Batalhões de Polícia Militar (BPMs). Contam com efetivo próprio, viaturas e parceria de órgãos da justiça. Os atendimentos são diários e incluem visitas, rondas e contatos telefônicos.

“A patrulha adota atuação mais humanizada e acolhedora, que não julga e nem revitimiza, mas acolhe a mulher”, destacou a comandante Edhyelem Santos.

A Patrulha Maria da Penha está presente em São Luís, atendendo as cidades da Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. E no interior, em Presidente Dutra, Barra do Corda, Pindaré, Pinheiro, Açailândia, Pedreiras, Imperatriz, Timon, Caxias, Itapecuru, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra e Barra do Corda.

Há previsão, ainda para este ano, da implantação de mais três bases da Patrulha Maria da Penha, contemplando os municípios de Grajaú, Buriticupu e Rosário.

Fechar