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Alunos maranhenses têm insuficiência em português e matemática, conforme Saeb 2021

Estado está abaixo da média nacional de proficiência no Ensino Fundamental, de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Fonte: Luciene Vieira

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, cujos resultados foram apresentados em live no canal do Youtube do Ministério da Educação, na semana passada, o Maranhão está abaixo das proficiências médias do Brasil, no Ensino Fundamental. Isto significa que os estudantes maranhenses obtiveram conceitos ruins em português e matemática, nas provas do Saeb. A aplicação do teste do Saeb foi de 8 de novembro a 10 de dezembro de 2021.

A proficiência média em Língua Portuguesa, no 2º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, foi de 725,5. No Maranhão, 707,7. A proficiência média em Matemática, no 2º ano do Ensino Fundamental, no Brasil, foi de 741. No Maranhão, 722,4. No país, a proficiência média em Língua Portuguesa, no 5º ano do Ensino Fundamental, foi de 208. No Maranhão, 183,3.

Em relação ao mesmo ano deste modelo de ensino, em Matemática, a proficiência média brasileira foi de 2017 e a maranhense 192,1. No 9º ano do Ensino fundamental ficou assim: Língua portuguesa 258 a proficiência média Brasil, e 234,5 do Maranhão. Matemática com 256 no Brasil, e 229,3 no Maranhão.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede municipal do Maranhão tem 3.281 escolas e 406.001 matrículas. A taxa de aprovação média em 2021 foi de 96,9% nos municípios, e 85,3% na rede estadual. Em São Luís, no ano passado, 100% dos alunos do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental foram aprovados. A taxa de aprovação no 2º ano foi de 98,2%, no 4º ano de 86,4%, e no 5º ano de 86,6%.

SINDEDUCAÇÃO

Na quinta-feira (22), o Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de São Luís (Sindeducação) publicou matéria em que destacou o esforço dos professores, na tentativa de diminuírem os impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes.

“Claramente só não houve um desastre ainda maior porque nossa categoria conseguiu, sim, evitar”, diz o Sindeducação, na matéria da entidade.

Sobre a insignificante taxa de reprovação de alunos na rede pública de ensino, em São Luís e nas outras cidades maranhenses, o Sindeducação escreveu em seu site: “… Entre as medidas que podem ter impacto direto, existe a recomendação da aprovação automática, adotada em alguns municípios e a reorganização de currículos, definindo prioridades e considerando que o ano de 2020 poderia ser também trabalhado em 2021”.

PARC

A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) disparou na imprensa que, Maranhão, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Goiás, só não tiveram números piores na proficiência média do Ensino Fundamenta da Saeb, por causa do “regime de colaboração”.

A Parc é fruto de uma aliança entre a Associação Bem Comum, a Fundação Lemann e o Instituto Natura.

A Parc disse que oferece suporte técnico aos governos estaduais para que, em regime de colaboração com os municípios, desenvolvam políticas estruturantes que priorizam a alfabetização das crianças.

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