Polícia Civil instaura 108 inquéritos policiais e TCOs no combate à violência contra o idoso

A Operação Vetus III faz parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Fonte: Luciene Vieira

Nessa segunda-feira (26), a Polícia Civil divulgou os resultados da Operação Vetus III, cujo objetivo foi o combate aos crimes de violência contra o idoso. No Maranhão, foram apuradas cerca de 190 denúncias que culminaram com a instauração de 108 procedimentos investigativos (inquéritos policiais e Termos de Ajustamentos de Conduta) e 37 Medidas Protetivas de Urgência.

A operação foi deflagrada na última sexta-feira (23), e faz parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 22 de agosto, foi planejada tendo em vista o alto número de denúncias de abuso contra pessoas idosas registradas pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Segundo a delegada Igliana Freitas Azulay, na sexta-feira,23, considerado o Dia D da operação, deu-se o encerramento das ações, com trabalhos ocorrendo concomitantemente em todos os estados da federação, com o cumprimento das medidas cautelares e das medidas protetivas.

“Ao término, um saldo extraordinário a nível estadual e nacional de uma ação singular que marca a história do combate à violência contra pessoa idosa, da qual nos sentimos, enquanto instituição, orgulhosos de termos contribuído com nossos esforços”, ressaltou a delegada.

Fechar