Bustos históricos são restaurados e recolocados na Praça do Pantheon, em São Luís

Novas peças de personalidades maranhenses também foram instaladas no Complexo Deodoro.

Fonte: Redação/Assessoria

Os 18 bustos de personalidades maranhenses que são referência cultural e urbanística da Praça do Pantheon, localizada no Complexo Deodoro, no Centro de São Luís, foram restaurados e entregues nessa terça-feira, 27, pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Fundação Municipal do Patrimônio (Fumph).

Na ocasião, o prefeito Eduardo Braide também entregou mais sete bustos, sendo seis de novas personalidades e uma reposição de uma das estátuas que havia sido roubada em 2005. O espaço conta, agora, com 25 estátuas de nomes relevantes da intelectualidade do Estado e que dão aos moradores da cidade e visitantes, uma noção da riqueza cultural da capital maranhense que este mês celebra 410 anos de fundação.

Os 18 bustos foram retirados da Praça do Patheon pelo Instituo Municipal da Paisagem Urbana (Impur), no fim do ano passado, com a finalidade de passarem por obras de restauração e conservação. Os serviços realizados foram lavagem, desengorduramento e halogenização que consiste em banho metais que garante mais longevidade e resistência às peças, visto que estas ficam expostas às intempéries.

Passaram por estes procedimentos os bustos de Clodoaldo Cardoso, Gomes de Sousa, Henriques Leal, Arthur Azevedo, Urbano Santos, Dunshee de Abranches, Nascimento de Morais, Gomes de Castro, Bandeira Tribuzi, Maria Firmina, Arnaldo de Jesus Ferreira, Ribamar Bogéa, Coelho Neto, Raimundo Corrêa, Raimundo Teixeira, Raimundo Corrêa de Araújo, Silva Maia e Josué Montello.

Já as novas estátuas, confeccionadas pelo escultor maranhense Eduardo Sereno são de Humberto de Campos, que foi reposto visto que o primeiro foi roubado em 2005, e ainda mais seis intelectuais: Nascimento de Morais Filho, Celso Magalhães, Jomar Moraes, Sousândrade, Aluísio Azevedo e Ferreira Gullar.

Fechar