IMPERATRIZ – Mais de R$ 7 milhões em novos negócios prospectados. É o que apontam os dados levantados pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) sobre a participação da pasta com o Armazém do Empreendedor do Maranhão durante os quatro dias de programação da 20ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp).
Realizada entre os dias 21 e 24 de setembro pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a feira contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seinc, Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Porto do Itaqui e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e agregou os mais diversos setores da economia.
Sucesso de público e reunindo dezenas de expositores de várias cadeias produtivas, o Armazém do Empreendedor do Maranhão foi o grande destaque da Fecoimp, considerada a maior feira multissetorial do estado.
De acordo com levantamento da Seinc, a movimentação financeira das 15 empresas, calculada a partir das vendas diretas e das prospecções de novos negócios chegaram ao valor de R$ 7.814.561,00 (sete milhões, oitocentos e catorze mil, quinhentos e sessenta e um reais) no total.
“Para a Fecoimp, levamos 15 estandes de empresas do programa Maranhão Mais Produtivo, também da Seinc. E o resultado foi incrível: o público comprou a ideia do espaço ser essa vitrine de diversas opções, como vestuário, alimentos, bebidas e temperos. Claro, com o diferencial de que todos os produtos são genuinamente feitos no Maranhão. O que só reforça nosso objetivo de popularizar ainda mais os produtos feitos no estado”, ressaltou Cassiano Pereira Junior, secretário da Seinc.
Entre as empresas participantes, estiveram: Arte Entre Linhas, Braseiro Linguiças Gourmet, Cachaça Engenho, Reserva do Zito, Cervejaria Etches Bier, Doces Pioneiro, Faroferreira, Gin Luar, Lavest, Malhas e Confecções M&C, Rede de Mulheres do Maranhão, Sabor da Ilha, Ilha Caixa, Russo Energia Solar, Intrading Global e Polo Malharia.
Para a empresária Andréia Oliveira, participar do Armazém é ganhar força para o seu empreendimento e trazer mais valorização para o que é produzido no Maranhão. “Meu agradecimento especial à equipe da Seinc, que nos apoiou e tem ajudado a nos desenvolver bastante. Apoio que é focado na indústria e na produção maranhense”, disse a empreendedora da Lavest, empresa do segmento têxtil de Imperatriz integrante do programa Maranhão Mais Produtivo desde 2018.
Agradecimento também compartilhado pela Russo Energia Solar, que após participação na 20ª Fecoimp, já pretende expandir seus negócios – com possibilidade de uma filial na cidade da feira. “Avaliamos que a feira foi um sucesso: sucesso de divulgação, sucesso de negócios de nossas marcas e da marca dos demais expositores. Realizamos bons contatos durante a feira. Muito obrigado”, agradeceu Yann Russo, representante da empresa.
Outros Destaques
O espaço do Armazém contou, ainda, com estandes institucionais do Governo que realizaram atividades de prestação de serviços ao público. Participaram: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) – além da participação da Setur, Porto do Itaqui e da Fapema no evento.
Entre as atividades realizadas, estiveram palestras, atendimentos técnicos, oficinas, exposições, rodas de conversa, além de orientações e serviços de abertura, alteração e baixa de empresas.
Além do armazém, a Seinc ofereceu na feira a oficina das Escutas Empresariais para a Competitividade do Maranhão, que contou com a presença de empreendedores, além de líderes empresariais.