Publicidade
Carregando anúncio...

Lula vota em São Bernardo do Campo, seu berço político

Na eleição de 2018, Lula estava preso em Curitiba, cumprindo pena em razão de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Fonte: Da redação com Agências

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, votou há pouco na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, seu berço político.

Líder nas pesquisas de intenção de voto e em busca de liquidar a eleição já neste primeiro turno, Lula estava acompanhado da mulher, a socióloga Janja, do vice, Geraldo Alckmin (PSB), de seus candidatos a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a senador, Márcio França (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

“Há quatro anos eu não pude votar porque eu tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Eu estava detido na Polícia Federal exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela pra eu votar, não levaram. E quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da república desse país, para tentar fazer esse país voltar à normalidade”, disse Lula em coletiva no local após a votação.

Na eleição de 2018, Lula estava preso em Curitiba, cumprindo pena em razão de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

Em 2021, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou em 8 de março todas as condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná ao ex-presidente na Operação Lava Jato. Em 15 de abril, o plenário do tribunal referendou, por 8 votos a 3, essa decisão de Fachin. O tribunal determinou que os processos fossem transferidos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Lula disse que os eleitores do país “querem que distribuam leite”, e afirmou que ele e seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, têm experiência de trabalhar em momentos de crise. “Não queremos mais discórdias, queremos um país que viva em paz”.

O ex-presidente também disse: “essa é a eleição mais importante. Estou muito feliz.”

Após votar, Lula concederá coletiva de imprensa. Às 17 horas, acompanhará a apuração dos votos em um hotel na região central da capital paulista e, à noite, participa de ato na Avenida Paulista, independentemente do resultado do pleito.

Fechar