SÃO LUÍS – Além dos shows, nesta décima quarta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, as oficinas, assim como nas edições anteriores, vão acontecer em Barreirinhas e São Luís (MA). O circuito foi contemplado com a premiação no edital do Prêmio Funarte Festivais de Música 2021. Portanto, será uma realização da Tutuca Viana Produções e FUNARTE. E estão com inscrições gratuitas até o dia 08 de outubro. Para se inscrever, basta acessar o formulário cujo link está publicado na bio do Instagram @lencoisfestival. São 60 vagas.
Em Barreirinhas (MA), as oficinas estão direcionadas aos alunos do Projeto Sopro Mágico, e demais crianças e jovens da comunidade. De 9h às 11h no Salão Paroquial, Praça da Matriz. São elas:
• 07/10 – O Choro e seus instrumentos – Roberta Valente, Cleber Silveira, Alexandre Ribeiro e Zé Barbeiro.
• 08/10 – O Acordeom na música instrumental – Andrezinho.
Em São Luís (MA), as oficinas acontecem na Escola de Música do Estado do Maranhão, de 10 a 13 de outubro, 16h às 18h, para alunos ouvintes e masters.
Na categoria alunos ouvintes podem se inscrever estudantes de qualquer instrumento. Porém, as vagas para os alunos masters serão, exclusivamente, para estudantes dos instrumentos: violão popular de 6 e 7 cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro, instrumentos de sopro e acordeom.
• 10/10 – Oficina de linguagem e interpretação do Choro para instrumentos solistas, com Alexandre Ribeiro.
• 11/10 – Melodia, ritmo e harmonia no choro e na música brasileira, com Zé Barbeiro (violão de 7 cordas), Roberta Valente (Pandeiro) e Cleber Silveira (acordeom).
• 12 e 13/10 – Prática de conjunto de Choro, com Alexandre Ribeiro, Roberta Valente, Cleber Silveira e Zé Barbeiro.
E detalhe, alguns alunos master da oficina irão participar do show: “Roberta Valente e Alexandre Ribeiro convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP)” no dia 14 de outubro, na Concha Acústica da Lagoa!