A Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES) confirmou no seu último boletim de Monkeypox, divulgado no fim da tarde de segunda-feira (3), um total de 19 casos de varíola dos macacos. O boletim também aponta 39 casos suspeitos de Monkeypox em investigação, além de 123 descartados.
Há 12 pessoas com varíola dos macacos em São Luís. Existem dois casos confirmados em São José de Ribamar e Santa Inês. E, há uma pessoa com a doença em Paço do Lumiar, Timon e Pindaré-Mirim.
De acordo com a SES, 100% dos resultados confirmados da doença são do sexo masculino. Há seis confirmados na faixa etária de 20 a 29, nove na faixa etária de 30 a 39, e quatro de 40 a 49.
SUSPEITOS
O número de suspeitos de Monkeypox, segundo população notificada no Maranhão, é de 20 adultos, dez adolescentes, seis crianças e três idosos. Já o número de suspeitos segundo o sexo é de 24 femininos e 15 masculinos. Dos 39 casos suspeitos, 15 estão na capital maranhense. Há quatro em Açailândia, três em Imperatriz, e dois em Vitória do Mearim, Serrano do Maranhão, Paço do Lumiar e Igarapé do Meio. Em outras nove cidades do estado, há uma pessoa com a doença.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas são dor de cabeça, lesão genital, febre de início súbito, lesão oral, dor muscular e erupção cutânea aguda.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO
De acordo com a SES-MA, existem 111 países com varíola dos macacos. São 30 óbitos e 68.017 casos confirmados. No Brasil, todos os 26 estados e o Distrito Federal têm casos de Monkeypox. Houve a confirmação nacional de 7.869 pessoas com a doença, e duas pessoas morreram.