Publicidade
Carregando anúncio...

Morre em São Luís o advogado e professor João Batista Ericeira

Jurista estava há mais de um ano enfrentando problemas decorrentes da ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica.

Fonte: Redação

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 10, em São Luís, aos 75 anos, o advogado João Batista Ericeira, que estava há mais de um ano enfrentando problemas decorrentes da ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva.

Natural de Arari, na região Mearim, Ericeira também era professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e da Academia de Cultura Juridica, Social e Política.

O velório ocorre no Salvatore Jardim da Paz, unidade Calhau, e às 16h o sepultamento no Cemitério do Gavião, em São Luís.

O comunicado foi feito pela família nas redes sociais

“Amigos e familiares,

É com imenso pesar que informamos o falecimento do meu querido pai, esposo amado e filho exemplar, Dr. João Batista Ericeira. A partir das 8h, estaremos realizando o velório no *Salvatore Jardim da Paz*, na AV. Avicenia, Calhau, e o sepultamento às 16h no Cemitério do Gavião.

Desde já, a família agradece todas as mensagens de apoio, atenção e carinho nestes últimos dias de partida do João Batista Ericeira, crendo que o Senhor Deus tem nos consolado.

João Batista Ericeira Filho

Em nota, a Associação Maranhense de Advogados (AMAD) lamentou o falecimento de João Batista Ericeira.

“Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas pela Universidade Norte-Americana Emil Brunner e Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, profissional nacionalmente respeitado e cultivador de notáveis conhecimentos, Dr. João Batista Ericeira foi professor da UFMA, articulista no jornal O Imparcial, foi Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Vice-Diretor-Geral da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Vice-Diretor da Associação Brasileira de Advogados Eleitorais (ABRAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA/Seccional Maranhão), Presidente da Associação Maranhense de Advogados – AMAd, Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Maranhão. Sócio majoritário do escritório “João Batista Ericeira Advogados Associados”, bem como membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Entre outras grandes atuações na área jurídica ao longo de décadas dedicado à advocacia.

A Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política (AMCJSP) também se manifestou em forma de pesar pelo falecimento do seu idealizador e fundador.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PRESIDENTE JOÃO BATISTA ERICEIRA

A Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política – AMCJSP, idealizada e fundada pelo emérito jurista e professor JOÃO BATISTA ERICEIRA, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de seu notável presidente, a quem dedicamos laços perenes de respeito e gratidão. Com destacada atuação na docência acadêmica, Joao Batista Ericeira tem o seu nome inscrito entre os maiores na construção de um significativo período da história do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Naquela instituição foi professor das cadeiras de Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica, Metodologia Geral da Pesquisa Social e Jurídica, Metodologia do Ensino do Direito, Lógica Jurídica, Direito da Família, Teoria Geral do Direito Agrário, Introdução ao Estudo do Direito e a Vida Jurídica.

Na advocacia, o seu labor diário foi consagrado ao escritório João Batista Ericeira e à Ordem do Advogados, tendo a esta se dedicado, em diversos momentos, como membro da Comissão de Exame de Ordem; presidente da Comissão de Ensino Jurídico; Conselheiro Estadual; Diretor da Escola Superior da Advocacia e Conselheiro Federal, transmitindo o exemplo de acendrado profissionalismo e admirável erudição.

Por dois mandatos consecutivos presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, e presidente e fundador da AMAd – Associação Maranhense de Advogados, João Batista Ericeira lega uma obra robusta e apreciada no campo do Direito e da literatura, onde também se destacou como cronista no cotidiano da imprensa maranhense. Reconhecido por sua vasta cultura humanística – a par da sua simplicidade no trato diário com todos, possuía uma verve sempre inteligente e apreciada. Participou da fundação do CECGP – Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, onde ministrou a disciplina Ciência Política no mestrado interdisciplinar da Universidade Portucalense (Porto) e da criação da SVT Faculdade onde coordenava, entre outras atividades diretivas, a Cátedra Gonçalves Dias. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, o insigne advogado, jurista, escritor, conferencista, sociólogo e filósofo do Direito

JOÃO BATISTA ERICEIRA terá a sua memória cultuada entre os seus, e no cenáculo das academias e das instituições jurídicas do Estado a quem tanto serviu, com devoção e elevado espírito público, espargindo as luzes de sua fulgurante inteligência.

Ao nosso presidente e fundador, expressamos este preito infinito de gratidão e reconhecimento neste instante doloroso de seu falecimento, sentimentos que são extensivos à sua dedicada esposa, Maria das Graças Correa de Araújo Ericeira e aos seus filhos Ericeira Neto, João Batista Ericeira Filho e David.

A DIRETORIA

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar