A Polícia Militar do Rio de Janeiro celebrou o Dia das Crianças com muitas atividades, mas um detalhe chamou a atenção durante o evento. Os menores estavam portando simulacros de fuzil, e vídeo causou polêmica nas redes sociai.
A festa aconteceu no Centro de Educação Física e Desportos, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, e as crianças puderam aproveitar o dia e conhecer um pouco do trabalho da corporação militar.
Entre outras postagens feitas pela PM, é possível ver crianças conhecendo equipamentos, entrando em viaturas, brincando com cães da força policial.
Apesar do dia de diversão para as crianças, a postagem na internet com os menores portando um simulacro de fuzil – réplica idêntica de uma arma de fogo verdadeira – provocou críticas na internet.
Na imagem, crianças dentro de uma viatura preta da PM e são chamadas pelo policial que está “comandando a operação”. O militar bate forte na porta do veículo e aos gritos dia: “Bora! Acionou! Bora!”.
Em seguida, ele abre a porta da viatura e as crianças aparecem com parte do uniforme original da PM e as réplicas das armas nas mãos. Ao som da sirene, elas saem do carro e recebem “instruções” dos militares que estão ao lado de fora.
Posicionamento da Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que o evento foi realizado por uma das unidades da corporação, com o objetivo de levar os filhos dos policiais para conhecer um pouco do trabalho dos pais.
“O referido evento foi realizado por uma das unidades da corporação e as crianças tiveram a experiência de vivenciar um pouco do trabalho de seus pais. As atividades foram integralmente acompanhadas por supervisores e pelos próprios responsáveis”, informou a PM.