Concluindo uma importante Agenda sobre a promoção do desenvolvimento sustentável direcionado ao Corredor de Exportação Norte, que abrange os estados produtores de soja e culturas associadas, Maranhão, Piauí e Tocantins, a FAPCEN, ao longo de seus 30 Anos, vem propor para a 19ª. edição do maior evento do agronegócio no Maranhão, Agro Balsas o tema:“RESPONSABILIDADES COMPARTILHADA”.
Mediante este desafio, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Exportação Norte – FAPCEN através de seus Diretores, Colaboradores e Associados, pretendem dar voz e enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Instituições Parceiras no Agro Balsas, com destaque a todos,(Governos, Empresas, Cotistas, Produtores, Expositores,Importadores, Consumidores, Universidades, Instituições Públicas e Privadas e Organização da Sociedade Civil, entre outros),considerando-os como os principais atores responsáveis pelas ações que primaram pelo desenvolvimento sócio econômico do Maranhão , em relação ao ciclo de vida desde a produção à comercialização o que resultou na geração continua de empregos e renda.
Mediante esta proposta, a FAPCEN direcionará a sua homenagem a todos que fazem parte dessa cadeia e desempenham um papel com foco à produção, a preservação do meio ambiente e ainclusão de pessoas, para que possam vir a transmitir ideias inovadoras, num conjunto harmônico que vem sendo compartilhado ao longo destes 30 Anos de comemoração, para que juntos possamos trazer a luz da reflexão sobre o que nos projeta o futuro desta região.
O Agro Balsas será realizado de 16 a 20 de Maio de 2.O23 , na Fazenda Sol Nascente, Balsas Estado do Maranhão, com uma agenda direcionada a esta governança, propondo novas regrasmediante o que já temos como contrapartida a oferecer, mostrando um cenário onde não exista conflito ambientais na produção agrícola, onde a pesquisa e as tecnologias inovadoras possam ser discutidas como resultados da produtividade através da intervenção nos genes das plantas, Bio defensivos e os micro organismo que estão sendo praticados na agricultura tropical, como oportunidades de cultivos para abranger deste os pequenos aos grandes empresários rurais e com isso, possam vir a ser apresentadas à público de forma cada vez mais pujante. É a defesa da planta e do cidadão, é a Biotecnologia, frutos do trabalho de brasileiros inteligentes que migraram para os cerrados e o transformaram em grandes celeiro.
Por que essa iniciativa de enaltecer os parceiros da FAPCEN, é tão importante?
A palavra “SUSTENTABILIDADE” tão discutida mundialmente, que passou ao longo desses 30 anos por diferentes ciclos e as mudanças de costumes, foram adaptadas a cada fase desta agricultura sustentável:
(1993) – criada por empresários rurais, sem fins lucrativos a FAPCEN surge com a missão de promover o desenvolvimento sustentável junto a corredor de exportação norte.
(2000 à 2.010) – a promoção da sustentabilidade significou o espalhar cultivares de soja adaptadas sob coordenação da FAPCEN que juntamente com os parceiros, EMBRAPA SOJA e Cotistas Multiplicadores de Sementes pertencentes a 13 estados da federação, promoveram o desenvolvimento da genética da soja com cultivares adaptadas a regiões de baixas altitudes, próximas a Linha do Equador, projeto este, iniciado com resultados promissores de pesquisa através dos campos experimentaiscoordenados pela FAPCEN nos estados MATOPI.
(2000) – a sustentabilidade acontece através da promoção de eventos com a finalidade de reunir principais atores para entender os desafios e projetar o futuro. Surge o 1ª edição do Agro Balsas,com intuito de promover a cultura do algodão no Maranhão. Na sequência se organizam, o Sindicato dos Produtores Rurais (SINDIBALSAS) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASUMA) no sul do Estado. A partir dos anos seguintes discussões sobre as necessidades para o Terminal Grãos Porto Itaqui (TEGRAM), sendo traçado pela FAPCEN, o ANEL DA SOJA.
(2005) – a sustentabilidade acontece através da rotação de culturasnestes cerrados o que vem a transformar solos consideradospobres e improdutivos em terras altamente valiosas. Através daEmbrapa Meio Norte o sistema, Integração Lavoura e Pecuária, vem despertar o produtor rural, à efetivação da safrinha e rotação de culturas com destaque as culturas do milho, algodão,braquiárias e outras gramíneas.
(2011) – a sustentabilidade acontece através dos diagnósticos realizados nas propriedades rurais no MATOPI para fins de certificação internacional. Om esta importante ferramenta a FAPCEN projeta as propriedades rurais mediante a adesão voluntaria do produtor em seguir princípios e critérios internacionais, onde participam mais outros 23 países em torno daMesa Redonda de Soja Responsável (RTRS). Estes diagnósticos, apontaram o quanto as propriedades rurais avançaram muito mais que as próprias cidades que abrigam o agronegócio nestes estados, e mediante o proposto, observa-se uma transformação regional. Colaboradores da área de recursos humanos se organizam com o intuito do melhor entendimentosobre a complexidade da legislação trabalhista brasileira, nas propriedades rurais e cidades, auxiliando cada vez mais o direito do produtor rural organizado e da sociedade como um todo. Conselhos ambientais iniciam a sua comunicação, fazendo com que, do norte ao sul do estado, a compreensão sobre a grande complexidade de cada região com relação a produção e práticas ambientais estejam de acordo com a lei.
Com isso, o produtor rural, recebe o aparato para minimizar eventuais riscos agropecuários e/ou multas, trabalhistas e/ou ambientais e as cidades que abrigam o agronegócio e as cidadesiniciam campanhas sobre separação de resíduos, e o lixo urbano que ainda persiste. A Defesa Agropecuária vem instruir pecuaristas e agricultores sobre como proceder junto a legislação pertinente ao uso e aquisição dos agroquímicos e tratos fitossanitários. Nesta parceria se destacam os trabalhos em conjunto na conscientização e na segurança prestados pela, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, AGED, AGEP, FIEMA, SENAR, SEBRAE SENAC, e as Universidades, levando a todos, as informações necessárias sobre integridade, ética e segurança dos cidadãos, como também através de mesas de dialogo a produção, a conservação dos nossos biomas e segurança e saúde na inclusão de pessoas são discutidas por todos. A certificação RTRS nas propriedades rurais vem representar uma importante ferramenta sobre a comunicação do agronegócio para as grandes diferenças sociais, onde a FAPCEN enfatiza que todo o produtor rural ao ser certificado, possa vir a contribuir com o território em que sua propriedade rural se encontra inserida, trazendo o apoio devido através de cursos e treinamentos dentro de um novo conceito participativo de crescimento em conjunto.
(2000-2022) – transferência de informações e tecnologias inovadoras através dos eventos realizados pela FAPCEN, com mostra de novos cultivos de culturas alternativas, visando nichos de mercados e a consolidação da pecuária através da genética são discutidas em grandes mesas de diálogos, leilões e vitrines tecnologias de culturas e animais.
(2017) – a sustentabilidade se mostra pela união de mulheres do agro que num conjunto harmônico se juntam a outras profissionais para interagir nas principais causas sociais e coordenação dos principais eventos.
São 30 Anos da FAPCEN que junto aos seus parceiros contamuma história de pleno sucesso, deste a coordenação dos trabalhos sobre a implantação da genética da soja nestas regiões às 19 edições do Agro Balsas com ações que de fato vieramimpulsionar o desenvolvimento regional e o Estado do Maranhão,trazendo maior visibilidade nacional e internacional.