8 dicas para prevenir o câncer

O objetivo da prevenção primária é prevenir o desenvolvimento do câncer, incluindo evitar a exposição aos fatores de risco

Fonte: Da redação

A prevenção do câncer inclui medidas tomadas para reduzir o risco de desenvolver a doença.

O objetivo da prevenção primária é prevenir o desenvolvimento do câncer, incluindo evitar a exposição aos fatores de risco do câncer e manter um estilo de vida saudável.

Já o objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar os precursores do câncer (como danos causados ​​pelo vírus HPV ou pólipos intestinais) ou câncer precoce assintomático.

Por isso, vamos falar sobre hábitos que poderão auxiliar na prevenção do câncer. Acompanhe o artigo de hoje para aprender um pouco mais.

8 dicas para prevenir o câncer

Abandone o hábito de fumar
Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer, especialmente câncer de pulmão, câncer de boca, câncer de laringe, câncer de laringe e câncer de esôfago.

O fumo libera mais de 7.000 compostos e produtos químicos no ambiente que os fumantes e não fumantes respiram. Parar de fumar e poluição são essenciais para a prevenção do câncer.

Tenha uma alimentação saudável
Comer alimentos vegetais, como frutas, ervas, grãos inteiros, feijões e outras leguminosas, e reduzir o consumo de alimentos processados, como alimentos prontos para comer, bebidas açucaradas, etc., pode prevenir o câncer.

A comida deve respeitar a cultura local e ser saborosa.

Mantenha um peso corporal adequado
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das coisas mais importantes para se proteger do câncer.

Uma dieta saudável pode ajudar a manter um peso adequado. É recomendável evitar alimentos excessivamente processados ​​e usar alimentos frescos e minimamente processados, como frutas, vegetais, legumes e outros grãos, sementes e nozes.

A atividade física também ajuda a manter um peso saudável. A atividade física não é necessariamente uma forma de contratação de serviços como academias.

Atividades de lazer e viagens, como caminhadas, ciclismo e dança são boas opções.

A criação de ambientes que incentivem a alimentação saudável e a prática de atividade física ao longo da vida é fundamental para o controle do câncer.

Pratique atividades físicas
Você pode passear, dançar, descer escadas de elevador, passear com o cachorro, cuidar da casa ou do jardim ou procurar trilhas como corrida de rua, ginástica, halteres, etc.

Tentar encontrar um caminho que você goste é importante para iniciar uma atividade física e/ou aumentar sua eficácia.

Aproveite estas atividades e tente torná-las momentos agradáveis ​​e divertidos para compartilhar com a família e amigos, ou fazer das atividades esportivas um momento de introspecção para se conectar consigo mesmo, deslocamento ativo ou outras atividades a pé ou de bicicleta.

Não consuma bebidas alcoólicas
O consumo de qualquer quantidade e forma aumentará o risco de câncer. Além disso, a combinação de bebidas alcoólicas e tabaco aumentará a probabilidade de desenvolver a doença.

Não consuma carnes processadas
Carnes processadas como presunto, salsichas, bacon, salame, mortadela e peito de peru aumentam o risco de câncer.

Conservantes (como nitrito e nitrato) podem causar câncer de cólon e câncer retal, e o sal pode causar câncer de estômago.

Evite a exposição a ambientes cancerígenos no seu local de trabalho
Agentes químicos, físicos e biológicos ou combinações dos mesmos são causas bem conhecidas de cânceres relacionados ao trabalho, e evitar ou reduzir a exposição a esses agentes é ideal e desejável.

No entanto, para que isso seja feito de forma satisfatória, é necessária a participação de todo o pessoal envolvido nos diversos processos de trabalho para a elaboração de planos de prevenção de doenças para os trabalhadores.

Se essas alternativas já existem, também é importante fazer cumprir as leis que determinam e controlam a substituição de carcinógenos no local de trabalho por carcinógenos mais saudáveis.

Amamente
A amamentação é o primeiro passo para uma dieta saudável. Amamentar por dois anos ou mais, excluindo os seis meses de vida do bebê, pode proteger a mãe do câncer de mama e a criança da obesidade infantil.

Após seis meses, o leite materno deve ser suplementado de acordo com as recomendações para alimentação saudável e prevenção do câncer.

Fechar