Nas primeiras deste domingo (16), policiais do 2° Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2° BPTur), comandado pelo tenente-coronel Roberto Filho, seguindo às diretrizes do Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Emerson Bezerra, deram continuidade a Operação Cidade Segura no município de Barreirinhas.
As equipes policiais do 2° BPTur, coordenadas pelo 2° Tenente. QOPM. Feitosa, realizaram rondas e abordagens em pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais para observância do cumprimento das legislações em vigor.
Todos os estabelecimentos comerciais que estavam em desacordo com as licenças de funcionamento, realizando festas irregulares e indo de encontro ao Decreto Lei 3.688/4 foram fechados, e os proprietários orientados sobre as irregularidades verificadas.
De acordo com o tenente-coronel Roberto Filho, as operações têm o intuito de oferecer tranquilidade e segurança aos moradores da localidade: “Estamos seguindo com a nossa missão e fazendo aquilo que é preciso que seja realizado, cumprindo todas as diretrizes do Sistema de Segurança Pública”, frisou.
O 2° BPTur atua em todas as regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta. Durante o fim de semana, a equipe comandada pelo tenente Coronel Roberto Filho apreendeu uma arma fogo que foi abandonada por um indivíduo, em via pública, após avistar a guarnição nas proximidades do povoado Canabrava, em Água Doce.
No município de Tutoia, a equipe, em rondas pela cidade abordou uma motocicleta que estava em desacordo com a legislação de trânsito. Ao ser feita a consulta pelo infoseg, foi constatado que o veículo tinha restrição de roubo/furto.
O indivíduo G.S.D.O, que conduzia a motocicleta Bros, foi conduzido para delegacia, onde foram tomadas as devidas medidas legais.
Na cidade de Humberto de Campos, ocorreu um forte aparato de policiamento ostensivo, com incursões em localidades com presença de facções criminosas, além de rondas e abordagens em toda área sob circunscrição do município.
A finalidade da operação é abordar pessoas, veículos e estabelecimentos, com o intuito de buscas armas de fogo, objetos perfurocortantes, entorpecentes e indivíduos com mandados de prisão em aberto.
Com a medida, o Batalhão pretende reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e aumento a sensação de segurança da população.