No Brasil, a disputa por clientes sempre foi acirrada entre as grandes instituições financeiras. E, com a digitalização das contas bancárias, o bancos digitais ganharam mais clientes que os “tradicionais”, com agências físicas — entre eles, o Nubank.
Com base em dados do Banco Central, o banco suíço UBS fez um levantamento sobre o número de brasileiros bancarizados no país. Segundo o relatório, cerca de 111 milhões de novas contas — considerando que uma mesma pessoa pode ser cliente de mais de uma instituição financeira — foram abertas nos últimos nove meses.
Além disso, o levantamento mostrou a preferência por bancos digitais, também conhecidos como ‘neobancos’. 40% das novas contas foram abertas em fintechs, contra 14% nos bancos tradicionais.
Nubank ‘desbanca’ Santander
O Nubank conquistou mais de 15 milhões de clientes este ano até setembro, o que resulta em uma base de 64,8 milhões de contas bancárias, segundo o levantamento do UBS. Já segundo o banco digital, 66 milhões de brasileiros possuem o “cartão roxinho”.
Ainda que haja diferenças, o fato é que a fintech de David Vélez ultrapassou, em número de clientes, o Santander — que tem 61 milhões de clientes. E, dessa forma, torna-se a quinta maior instituição financeira do país.
Confira o ranking:
1º – Caixa Econômica Federal, com 148,3 milhões de clientes;
2º – Bradesco, com 101,8 milhões de clientes;
3º – Itaú, com 95,5 milhões de clientes;
4º – Banco do Brasil, com 73,6 milhões de clientes;
5º – Nubank, com 64,8 milhões de clientes.
No total, os cinco maiores bancos tradicionais — o que inclui o Santander — têm 480 milhões de clientes, o que equivale a 53% das pessoas bancarizadas do país. Juntos, as instituições conquistaram cerca de 16 milhões de contas novas nos primeiros nove meses de 2022.