A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA) deflagrou a Operação Lençóis Maranhenses, nesse sábado (22), que resultou na prisão em flagrante de dois elementos com armas de fogo, que seriam líderes de facções criminosas. As prisões ocorreram na região do Alto Parnaíba, no povoado Pequizeiro, em Tutóia.
A operação foi coordenada pelo titular da SSP-MA, coronel Sílvio Leite, e o objetivo foi o de combater o tráfico interestadual de drogas, prender líderes de facções criminosas, apreender armas de fogo e cumprir mandados de prisão na região dos Lençóis Maranhenses.
De acordo com tenente-coronel Roberto Filho, a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Diae) da Polícia Militar do Maranhão, chefiada pelo tenente-coronel Ronner, fez o levantamento das informações necessárias para a execução da “Operação Lençóis Maranhenses”, conforme as orientações do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra.
O tenente-coronel Roberto Filho é comandante do 2° Batalhão de Policiamento de Turismo (2º BPTur). Ele afirmou que a Diae teve o apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que tem à frente o coronel Marques Neto. Houve ainda a participação de policiais do 2° BPTur e do 1° Batalhão de Motopatrulhamento Tático (1° BMT), comandado pelo major Albuquerque.
Um dos suspeitos foi identificado pelas iniciais E.J.S.L. Ele possuía um mandado de prisão em aberto, estava em posse de armas de fogo e drogas, e era líder de uma facção criminosa, que atua em diversos estados. Ele foi preso em flagrante e levado à Delegacia Regional de Barreirinhas.
Já o segundo suspeito foi identificado pelas iniciais A.N.V. Ele estava portando duas armas de fogo, recebeu voz de prisão e também foi apresentado à autoridade policial na Delegacia Regional de Barreirinhas.
APREENSÕES
Foram apreendidas cinco armas de fogo, munições, entorpecentes e uma motocicleta. A Operação Lençóis Maranhenses ocorre por tempo indeterminado.