Com Salve Maria, Maranhão amplia e fortalece ações no combate à violência contra as mulheres no estado

Aplicativo conta agora com georreferenciamento, que permite que as forças policiais acompanhem, em tempo real, a localização da vítima, após serem acionadas.

Fonte: Redação / Assessoria

Com o objetivo de ampliar e agilizar o atendimento de mulheres em situação de violência, o aplicativo Salve Maria Maranhão passou por atualizações e se expandiu para mais municípios, ganhando também novas ferramentas e funcionalidades.

Uma delas é que agora o Salve Maria Maranhão conta com georreferenciamento, que permite que as forças policiais acompanhem, em tempo real, a localização da vítima, após serem acionadas. Antes, o aplicativo mostrava apenas a localização estática da mulher no momento em que ela pedia atendimento policial.

“Não apenas a vítima poderá fazer o acionamento, mas também um terceiro que esteja perto de uma mulher, que esteja sofrendo uma situação de violência. Ele também pode acionar o aplicativo para que essa mulher tenha um amparo policial”, afirmou coordenadora das Delegacias da Mulher, Kazumi Tanaka.

Já a coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, tc Edhyelem Santos, enfatizou a importância do aplicativo para a segurança das mulheres e também para o atendimento policial nesses casos.

“Nós acreditamos que o aplicativo é importante porque dá condições para que a polícia atenda as mulheres em situação de violência de forma mais rápida para salvaguardá-las. O Salve Maria Maranhão é um mecanismo extremamente eficaz e que com certeza vai fortalecer ainda mais as ações de combate que estão sendo desempenhadas pela Secretaria de Segurança Pública”, afirmou.

O aplicativo passou a armazenar também uma fotografia da mulher, que será pedida no momento do cadastro. A foto servirá para identificar a mulher e será usada pelas forças policiais para agilizar o reconhecimento da vítima.

Outra nova ferramenta é a possibilidade que mulheres vítimas ou terceiros que tenham conhecimento de algum caso de violência doméstica, realizem denúncias desse tipo de crime. Para que isso ocorra, a pessoa precisa realizar um relato do fato com imagens, se possível.

Essas informações serão armazenadas de forma totalmente segura e sigilosa no aplicativo, sendo enviadas ao Disque Denúncia, que encaminhará aos órgãos competentes.

Além dessas atualizações, outras funcionalidades importantes continuam em funcionamento, como o botão de segurança, que, em caso de emergência, ao ser acionado, entra em contato direto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da SSP, que encaminhará, de forma prioritária, atendimento policial ao local.

O Salve Maria Maranhão está em funcionamento há dois anos e foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.

O aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para IOS, é gratuito e atende atualmente aos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pedreiras, Trizidela do Vale, Timon, Caxias, Açailância e Imperatriz.

Fechar