Durante todo o domingo, 6, circularam pelas redes sociais fotos e vídeos de uma água escura indo em direção ao mar, na praia da Ponta d’Areia, em São Luís.
Segundo moradores da região, o problema é antigo, porém se intensificou neste domingo.
De acordo com a Caema, o problema não foi ocasionado pelo sistema de esgotamento sanitário gerenciado pela Companhia. A água escura que foi em direção à praia saiu das tubulações que fazem a captação, transporte e drenagem da água da chuva das áreas urbanas, levando-a até rios, mares, córregos ou canais. O fato seria resultado das fortes chuvas que caíram sobre Grande São Luís neste fim de semana.
“Nós identificamos que não é esgoto, pois o esgoto está vindo de dentro das galerias. Com essa obstrução que tem aqui, com a chuva que deu, a água ficou acumulada, trazendo essa cor escura. Mas não é esgoto doméstico. A água que a gente já coletou não tem cheiro, então, estamos só esclarecendo que não é esgoto da rede da Caema. Isso aqui é galeria de água pluvial”, destacou em nota o engenheiro Cristovam Dervalmar, Diretor de Operação e Manutenção da Caema.