Publicidade
Carregando anúncio...

Mundo Senai acontece de 8 a 10 deste mês

Estudantes, empresários e o público em geral ficam por dentro das novas tecnologias usadas na indústria e da demanda por vagas até 2025

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – O Mapa do Trabalho, um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), estima que será necessário qualificar 81 mil trabalhadores em ocupações industriais no Maranhão até 2025. O Mundo SENAI, que acontece simultaneamente em seis unidades do SENAI no estado, entre 8 e 10 de novembro, é uma oportunidade única para que estudantes conheçam de perto as formações profissionais e as novas tecnologias usadas na área industrial. A entrada é gratuita e cada unidade do SENAI em São Luís (Monte Castelo), Açailândia, Bacabal, Imperatriz, Caxias e Rosário tem uma programação única e diversificada.

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, disse que estudantes e profissionais não podem ficar escravos do último certificado que conquistaram. “Especialmente devido às novas tecnologias, que mudam muito rapidamente, em qualquer formação é preciso dar continuidade na obtenção de conhecimento”, frisou.

O Mapa do Trabalho mostra que não basta se qualificar, mas estar preparado para as áreas nas quais haverá demanda por mão de obra. O Mapa do Trabalho foi elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, traz dados gerais do Brasil e por estado. É uma espécie de diagnóstico. No Maranhão, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) possui um outro instrumento chamado Programa de Desenvolvimento Industrial. O PDI permite orientar e organizar as ações de forma holística e estratégica, já que leva em consideração programas e projetos estruturantes no Maranhão.

Além das suas unidades físicas, o SENAI do Maranhão possui oito escolas sobre rodas. As unidades móveis percorrem o estado em ações de formação técnica e profissional. “Além de cursos em seu portfólio, o SENAI-MA tem procurado atuar nos demais setores ao desenhar soluções técnicas e tecnológicas sob demanda para as empresas”, explicou Arruda. Além das unidades físicas e móveis, o Maranhão possui uma página na Loja do Mundo SENAI. Lá tem recursos para estudantes e para a empresas, como matrículas para cursos presenciais e online, em várias modalidades.

O evento Mundo SENAI é uma vitrine dos serviços que o SENAI-MA oferece. Durante três dias, o público tem acesso a palestras, minicursos, oficinas e visitas guiadas a laboratórios. Os visitantes verão em funcionamento equipamentos usados na indústria, assim como terão contato com temas como Internet das Coisas (IoT), automação, robotização, inovação, energias renováveis, uso de simuladores no aprendizado, metaverso, realidade virtual e muitos outros temas relacionados à Indústria 4.0. A entrada é gratuita e a programação acontece pela manhã e tarde.

Você pode fazer sua inscrição no site www.fiema.org.br/mundosenai

Fechar