Unidade de Acolhimento Estadual lança a campanha do Novembro Azul

O momento proporcionou palestra educativa, com muito aprendizado à equipe de colaboradores e aos 13 acolhidos da Unidade.

Fonte: Redação

A Unidade de Acolhimento Estadual realizou nesta terça-feira, 8, a abertura da campanha Novembro Azul, em alusão à prevenção do câncer de próstata. O evento contou com a participação da diretora do serviço, Daiane de Oliveira Costa, que é enfermeira de formação, junto aos alunos convidados do décimo período de enfermagem do Centro Universitário Estácio de São Luís.

Unidade de Acolhimento Estadual lançou a campanha do Novembro Azul (Foto: Divulgação)

O momento proporcionou palestra educativa, com muito aprendizado à equipe de colaboradores e aos 13 acolhidos da Unidade. Na pauta, foi abordado: o que é próstata? Prevenção; Sinais e sintomas; Diagnóstico e tratamento.

Logo em seguida, ocorreu distribuição de brindes aos acolhidos e colaboradores.

Unidade promoveu distribuição de brindes aos acolhidos e colaboradores (Foto: Divulgação)

Por fim, foi realizado um concurso com o tema “a melhor frase em alusão a prevenção do câncer de próstata”. A premiação foi de uma camisa da copa do Brasil, destinada ao acolhido vencedor, conforme a mesa de jurados.

De acordo com Daiane Costa, Diretora da Unidade de Acolhimento, que em 2016 perdeu seu pai por este tipo de neoplasia maligna “câncer de próstata”, a campanha tem o objetivo, principalmente, de romper os preconceitos em relação ao exame:

“Mesmo o câncer de próstata sendo o mais comum entre os homens e uma das principais causas de morte, lamentavelmente ainda há um preconceito persistente quanto ao exame de toque retal pela população masculina. Meu, pai por exemplo, negligenciou sua saúde por medo e machismo ao ocultar sinais e sintomas relevantes como: dificuldade de urinar, a necessidade que ele tinha de urinar mais vezes durante o dia e principalmente à noite, sangue na urina, entre outros. O que dificultou seu tratamento por ter tido uma descoberta tardia, quando já estava em metástase óssea,”, explicou a diretora da UA.

“Por isso devemos reforçar a importância dessas campanhas, prevenção e autocuidado constantemente”, completou Daiane Costa.

Equipe da Unidade de Acolhimento celebrou os bons momentos do evento (Foto: Divulgação)

Gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), a Unidade de Acolhimento Estadual está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.

Fechar