Porque investir num curso de inglês para empresas?
A questão que agora se coloca tem, na verdade, várias respostas, dependendo sempre do interlocutor. Repare, um gerente vai dar-lhe uma resposta, um colaborador vai lhe dar outra resposta e um responsável de recursos humanos poderá lhe dar uma resposta totalmente diferente.
Por outras palavras, as vantagens de um curso de inglês para empresas vão depender do interesse e da posição de cada um em relação ao curso.
O colaborador
Para o colaborador a possibilidade de aprender inglês, numa classe com outros membros da empresa, em um curso totalmente desenhado para os negócios vai trazer as seguintes vantagens:
- Poder participar em negociações no exterior
- Sentir-se mais valorizado
- Aumentar sua autoestima e confiança
- Trabalhar com mais empenho
- Aprender ao seu ritmo
- Adquirir vocabulário e terminologia própria do setor
São, sem dúvida, muitos aspetos positivos que, no fundo, permitem que o colaborador desempenhe melhor sua função e se sinta mais motivado para crescer profissionalmente.
Note-se que o crescimento de um funcionário está, indubitavelmente, associado ao crescimento da empresa.
O CEO
Para um gerente ou CEO facultar aos seus colaboradores um treinamento em inglês aporta, igualmente, uma série de vantagens, das quais destacamos:
- Expansão do negócio
- Aumento da receita e dos lucros
- Motivar os colaboradores
- Possibilidade de integrar “Best Place to Work”
- Aumentar parcerias internacionais
- Adotar uma língua oficial
Tudo está correlacionado: quanto melhor se sentir o colaborador, mais vai trabalhar, mais a empresa lhe será reconhecida, mais motivado ele vai ficar…Um círculo, que longe de ser vicioso, pode contribuir para um bem-estar individual e um bem-estar coletivo.
O poder da palavra
Escolher um curso de inglês para empresas de marcas, como Preply, implica proporcionar aos colaboradores a possibilidade de potenciar seus currículos com novas aptidões. Assim, a equipe estará mais unida e confiante, o que por sua vez levará à vontade de crescer e abraçar novos desafios.
Não é possível ansiar um crescimento de negócios no exterior ou almejar uma internacionalização se, na mesa de negociações, as palavras forem apenas isso: palavras. O poder da palavra está no seu significado e no entendimento da mesma por todas as partes.
Negociar, conversar, ceder, exigir se faz com palavras. Para isso, todo o mundo tem que falar a mesma linguagem e conhecer a terminologia. Isso só acontece, se os colaboradores tiverem a possibilidade de aprender um novo idioma.
Investimento versus Custo
Obviamente, para um CEO importa também saber qual será o custo do treinamento.
Por exemplo, se o gerente gastar dinheiro num curso e o seu colaborador não aprender nada ou sair, entretanto, da empresa, isso será, sem dúvida, um custo. Porém, se o gerente gastar dinheiro num curso e seu colaborador conseguir fechar um negócio lucrativo com o exterior, isso passa a ser um investimento.
O risco está lá, entre o custo e o investimento. Mas, um bom CEO sabe que, para crescer, é necessário correr algum risco, portanto, investir em treinamento é uma das exigências dos gerentes que querem que sua empresa cresça e que sua equipe se sinta valorizada.