Em Brasília, comitiva da Ufma mostra satélite maranhense em evento da Academia Internacional de Astronáutica

Participantes criaram conexões e mostraram o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial na América Latina.

Fonte: Gil Maranhão

Um comitiva da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), composta por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, participam, em Brasília, do 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites, onde exibem o satélite maranhense Aldebaran I.

O evento, que se encerra nesta quinta-feira (10), é uma realização da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O workshop reúne no auditório da Poupex acadêmicos, cientistas, engenheiros, estudantes e profissionais atuantes do setor espacial, que discutem tecnologias de CubeSats e pequenos satélites que impulsionam a indústria espacial em todo o mundo.

“Esses eventos concomitantes mostram, à comunidade espacial Latino-americana e de outros continentes, o quão poderosos e versáteis são os pequenos e nanossatélites. Como nos enfatizou James Spann, líder de pesquisas em Heliofísica pela NASA, em sua palestra, pode-se fazer ciência de grande valor com essas pequenas espaçonaves”, observou o presidente da AEB, engenheiro Carlos Moura.

“O setor espacial brasileiro representou muito bem seu potencial. Desde o satélite Aldebaran-1, da Ufma, passando pelo SPORT, do ITA e Inpe com NASA e universidades e empresa americanas, até a futura SelenITA, primeira missão científica brasileira na Lua, no contexto do Programa Ártemis, temos muito a oferecer. E o Espaçoporto de Alcântara pode nuclear o polo tecnológico para essas missões científicas, tecnológicas e de aplicação”, acentuou Moura.

Durante o evento, que começou dia 7, os participantes puderam partilhar ideias e criar conexões, além de mostrar o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial na América Latina.

Entre os palestrantes figuraram nomes como os brasileiros Dr. Cristiano Augusto Trein, diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB); professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, chefe do Departamento de Sistemas Espaciais do ITA e responsável pela Missão SPORT; e Dr. Adenilson Roberto da Silva, coordenador geral do projeto Amazônia 1.

Fechar