HTO promove projeto de estratégia multimodal dos cinco momentos da higiene das mãos

A ação contou com palestra da professora e enfermeira Nidia Rúbia, que partilhou suas experiências, consideradas de grande aprendizado pelos funcionários.

Fonte: Redação

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA) realizou nessa quarta-feira, 9, a etapa 1 para implantação do projeto de estratégia Multimodal dos cinco momentos da higiene das mãos.

A ação contou com palestra da professora e enfermeira Nidia Rúbia, que partilhou suas experiências, consideradas de grande aprendizado pelos funcionários do HTO.

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem doença grave e têm um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. No entanto, a boa higiene das mãos, a simples tarefa de limpeza das mãos no momento certo e da maneira certa, pode salvar vidas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde baseadas em evidências para auxiliar os serviços de saúde a melhorarem a higiene das mãos e assim reduzirem as IRAS.

O Guia de Implementação foi elaborado para auxiliar os estabelecimentos de saúde na implantação de melhorias na higiene das mãos, de acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde.

Segundo o enfermeiro Roque Costa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é coordenador do projeto, a iniciativa visa especialmente o cuidado e bem-estar do paciente: “Treinamos todas as equipes de plantão da UTI e explicamos sobre a importância dos cinco momentos da higienização das mãos, no momento de manipulação dos pacientes. É um projeto muito importante, que acontece em vários hospitais, e o HTO não poderia ficar de fora”, frisou.

Referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade, o HTO está instalado no Jardim Eldorado, bairro Turu, em São Luís.

Fechar