Pesquisa revela o panorama do 5G no Brasil

O relatório levou em consideração as três principais redes de telefonia, Claro, Vivo e Tim

Fonte: Com Teleco

Uma pesquisa divulgada na última semana revelou o panorama do 5G no Brasil, com destaque para os números da Claro.

A operadora levou a melhor na quantidade de acessos e na rapidez da conexão, de acordo com relatório da consultoria Teleco. A empresa foi responsável por inaugurar a rede de quinta geração no Brasil, em julho de 2020, quando ainda operava no espectro 5G DSS, conhecida como “5Gzinho”.

Hoje, com a sucessora do 4G já em transmissão no país com faixa exclusiva, a companhia continua liderando o cenário.

O relatório levou em consideração as três principais redes de telefonia, Claro, Vivo e Tim. A primeira registrou cerca de 1.708.701 acessos à nova geração de internet no terceiro trimestre de 2022. A Vivo, segunda empresa no ranking, somou 1.491.232 usuários conectados, seguida da Tim, com 865.360.

Os gráficos da pesquisa começam a contar os acessos a partir de 2021, quando as operadoras ofereciam o 5G DSS, uma rede que compartilhava o espectro, ou seja, a estrutura do 4G. Isso refletia na velocidade, que era reduzida em relação ao prometido pela quinta geração, e também no alcance, bastante reduzido. As primeiras regiões a receber a internet foram São Paulo e Rio de Janeiro.

No ano passado, a predominância também foi da Claro, seguida pela Vivo. As duas alcançaram o primeiro milhão de acesso juntas, no segundo trimestre de 2022, momento em que o 5G oficial já havia sido inaugurado.

Vale mencionar que foi em julho deste ano que a internet de quinta geração foi oficialmente lançada em solo brasileiro. Dessa vez, com rede, espectro e estrutura próprios. O novo formato oferecido desde então é chamado de 5G SA, também apelidado como 5G puro. O arranjo mais moderno pode conferir velocidades mais rápidas aos usuários, fenômeno confirmado pela pesquisa.

Outra análise, dessa vez feita pela consultoria Opensignal, observou que a velocidade de download do 5G foi 2,3 vezes mais rápida que a velocidade no 4G. No que diz respeito ao upload, a velocidade alcançou a marca de 2,1 vezes mais rápida no 5G, se comparada com o 4G.

Fechar