Prefeitura de São Luís decreta ponto facultativo e mantém serviços essenciais

Durante o feriado prolongado, os serviços municipais terão funcionamento diferenciado, parte deles em regime de plantão.

Fonte: Redação / Assessoria

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos do Poder Executivo Municipal nesta segunda-feira (14), data que antecede o feriado da Proclamação da República, na terça-feira (15). A medida atende ao decreto n° 57.355, de novembro de 2021. Durante o feriado prolongado, os serviços municipais terão funcionamento diferenciado, parte deles em regime de plantão.

Ficam mantidos os serviços essenciais nas áreas de urgência e emergência, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Assistência Social

Segundo a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), as 14 unidades de Acolhimento Institucional e Familiar funcionarão 24 horas, oferecendo 266 vagas de proteção social por meio do acolhimento temporário

Serviços de limpeza e iluminação pública

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) terá o atendimento do serviço de iluminação pública por meio da central 0800 284 8082 funcionando no ponto facultativo e no feriado.

A programação segue ainda com varrição manual das 7h às 15h nas praças Pedro II, Benedito Leite, Deodoro, Centro Histórico, Largo do Caroçudo, Mercado do Peixe/Anel Viário, Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, Avenida dos Holandeses/Ponta d’Areia, além da limpeza dos banheiros dos espaços públicos.

Os ecopontos do Parque Amazonas, Cidade Operária, Mata Roma e Jardim América estarão abertos das 7h às 15h20.

A remoção poliguindaste acontece das 5h às 13h20 e das 7h às 15h20, com 2 equipes (1 em cada horário).

A remoção manual acontece das 7h às 15h20 e das 9h às 17h20, com 2 equipes (1 em cada horário) no Centro, Camboa, Areinha, Kennedy.

Os demais serviços não irão funcionar no dia 15.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) manterá, nos dias 14 e 15 de novembro, funcionando somente as unidades de urgência e emergência (Unidades Mistas; Socorrão I e II; Upa da Zona Rural; P.S Anil; Hospital da Criança; Socorrinho São Francisco).

Já as demais unidades de saúde, assim como da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, retornam na quarta-feira (16).

Guarda Municipal

A Guarda Municipal desenvolverá um trabalho de reforço no patrulhamento urbano, principalmente no Centro Histórico, e nas praias que estão sob a responsabilidade da corporação: Olho d’Água, Ponta d’Areia e Caolho.

A Defesa Civil Municipal vai ficar de prontidão para casos de chuvas fortes, monitorando as 66 áreas consideradas de risco na capital.

Fechar