Publicidade
Carregando anúncio...

Quais são as áreas que mais geram emprego hoje no Brasil

Entre abril e junho deste ano, a taxa de desemprego chegou a 9,3%, mostrando uma melhora na economia brasileira

Fonte: Bruna Machado

Após a alta taxa de demissão e fechamento de empresas durante a pandemia, quando milhões de pessoas se encontraram desempregadas, o mercado de trabalho entra em uma fase promissora. De acordo com os dados do IBGE, hoje vivemos a menor taxa de desemprego desde o ano de 2015.

Entre abril e junho deste ano, a taxa de desemprego chegou a 9,3%, mostrando uma melhora na economia brasileira. Entretanto, embora o mercado de trabalho esteja em ascensão, os salários diminuíram.

Os números têm se apresentado bons, porém muita gente ainda procura emprego no país. Algumas áreas apresentam um número maior de contratações nos últimos tempos, porém, a maioria delas são as que pagam os menores salários.

Para quem busca uma porta de entrada de volta ao mercado de trabalho, essa pode ser uma oportunidade boa. Por isso trouxemos uma relação com as áreas que mais estão contratando nestes meses pós-pandemia.

A área que mais está contratando pessoas no Brasil hoje é a de alojamento e alimentação, chegando a um número de 1 milhão de novos funcionários, que equivale a 23% das contratações, de acordo com os dados do IBGE. Em segundo lugar vem os serviços domésticos e outros serviços, com cerca de 930 mil novas contratações (18,7).

As duas áreas se seguem pelo comércio; depois, pela reparação de veículos, indústria em geral e transporte; correio e armazenamento, administração pública, educação; seguridade social, serviços sociais, defesa e saúde; e, por fim, a área financeira, de comunicação, informações e imobiliária.

Outra área que cresceu muito durante a pandemia e hoje ganha um grande espaço no mercado de trabalho são as atividades em modalidade home office, trabalhos que não carecem de sair de casa para executar têm crescido demais no país.

Hoje é possível trabalhar em casa em diversos segmentos, como redator, editor de vídeos, digitador e design gráfico. Quem tem talento com trabalhos manuais também está conseguindo um grande espaço nessa área, vendendo bordados, pinturas e outras artes.

Isso tem aumentado também o e-commerce, pois com, a pandemia, as compras on-line aumentaram muito, e as pessoas que costumam a fazer esse tipo de trabalho passaram a divulgá-lo por meio de sites e plataformas de vendas.

A pandemia também aumentou a consciência da população sobre assuntos ecológicos, gerando uma alta na venda de produtos sustentáveis. Com isso, roupas e móveis usados têm ganhado um grande espaço nas vendas digitais.

Fechar