5 indícios de que a gasolina que você usa é adulterada

Dentre os indícios estão o barulho que o motor do seu carro faz sem necessidade ou o consumo excessivo de gasolina

Fonte: Bruna Machado

Utilizar combustível de baixa qualidade nos veículos pode trazer alguns problemas para o seu carro e dores de cabeça para você, por isso é sempre importante estar atento.

Tem sido frequente a prática de vender combustíveis adulterados com etanol e gasolina, especialmente depois que os preços da gasolina sofrem reajustes. Dito isso, é necessário estar atento aos sinais de que o seu veículo está abastecido com gasolina modificada, para que você consiga reverter esse impasse!

Como identificar?
Primeiramente, é necessário abastecer o automóvel em postos de gasolina que sejam confiáveis. Você também deve se manter cético quando se deparar com anúncios de gasolina com valor muito atrativo, pois talvez algo esteja equivocado.

Porém, ainda que você siga essas dicas, não há como assegurar que você estará livre do perigo de abastecer com gasolina falsificada. Desse modo, buscando te auxiliar nessa problemática, separamos algumas dicas que podem facilitar o reconhecimento.

1. Falha na partida e perda de potência

Usar gasolina falsificada pode ser uma ameaça para a bomba de combustível, fazendo com que ela passe a falhar quando você der partida. Inclusive, o motorista provavelmente irá perceber que o veículo estará mais fraco em virtude da bomba.

2. Consumo elevado

O uso de gasolina adulterada pode fazer com que o seu veículo consuma 30% mais gasolina do que o usual. Portanto, se você notou que o tanque está esvaziando aceleradamente, mesmo que você esteja abastecendo muitas vezes, é provável que você esteja consumindo combustível de má qualidade.

3. Barulho no motor

Ao utilizar combustível com etanol, o propulsor do veículo pode ficar barulhento, indicado que há algo errado. É importante estar atento, dado que isso não acontece quando o carro está abastecido com combustível legítimo.

4. Indicador do combustível dando problema

Outro indício são as impurezas da gasolina modificada que se oxidam e ficam boiando no tanque, prejudicando o funcionamento do indicador de combustível do veículo. Logo, se o seu indicador tem falhado com certa frequência, você deve investigar.

5. Luz da injeção eletrônica acesa

Se porventura o seu combustível foi adulterado, existe a possibilidade de a injeção eletrônica acender a luz de advertência, no intuito de alertar o motorista de que algo não está correto.

Isso decorre do fato de a sonda lambda ser afetada pelas impurezas. Essa peça é encarregada de encaminhar um sinal à injeção eletrônica do veículo para demonstrar que há presença de oxigênio nos gases de escape e controlar a quantidade de combustível enviada ao motor.

Fechar