As praias preferidas dos brasileiros, segundo pesquisa

Destinos em Fernando de Noronha e no Ceará despontam como os favoritos dos viajantes entrevistados pela Booking.com

Fonte: Da redação com O Globo

Em 2021, a Booking.com fez um levantamento relacionando aromas e desejo de tirar férias. De que cheiro o pontencial turista mais sentia falta ao pensar numa viagem? A grande maioria (78%) afirmou que desejava ter de volta o perfume do mar e da praia (seguido de mato, ar puro, temperos e café da manhã de hotel).

Desta vez, a plataforma de reserva de acomodações foi a campo para descobrir quais os destinos litorâneos que, afinal, mais despertam os sentidos dos brasileiros.

Ao responderem a pergunta “de acordo com sua experiência, quais são as melhores praias do Brasil?”, viajantes indicam, nesta ordem, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), figurinha repetida em outros rankings; a Praia de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE); a Praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE); a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ); e a Praia de Antunes, Maragogi (AL).

Com quatro das cinco campeãs, o Nordeste não brilha apenas neste quesito. Quando a questão é “para as praias de quais estados brasileiros você quer viajar em um futuro próximo?”, o Ceará leva a melhor (a lista de estados mais cobiçados tem ainda Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco).

Para a pergunta “de acordo com sua experiência, quais estados têm as melhores praias do Brasil?”, o resultado é um pouco mais diverso, com Rio de Janeiro à frente de Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. O Estado do Rio também fica em primeiro lugar quando a indagação é “em quais estados brasileiros você já foi à praia?”, seguido de Bahia, São Paulo, Ceará e Pernambuco.

“O Ceará tem um litoral gigantesco e cheio de atrações, desde a gastronomia até a ampla oferta de acomodações. Faz sentido aparecer tanto na pesquisa e, em alguns casos, na frente de outros estados do país em vários quesitos”,  afirma Uillians Batista, gerente regional da Booking.com nas regiões Norte e Nordeste, durante apresentação que, não à toa, teve como cenário a Praia de Jericoacoara.

O estudo, que ouviu 1.206 pessoas em todo o território nacional, também busca refletir o comportamento dos turistas quando o assunto é praia (uma paixão, aliás, de 88% dos viajantes brasileiros, de acordo com o levantamento).

Segundo os dados aferidos pela Booking.com, um terço dos brasileiros (35%) viaja para um destino de praia ao menos uma vez a cada três meses, e dois a cada três (66%) recorrem ao carro particular para chegar ao destino, seguido de avião (29%) e ônibus (22%). E quando se costuma viajar para a praia? Os entrevistados escolheram a resposta “sempre que posso” (41%), “férias” (30%), “fins de semana” (30%) e “feriados” (27%). A estação preferida, claro, é o verão (82%), com lugar também para “baixa temporada” (29%), “alta temporada” (14%) e “inverno” (5%).

Ao buscar um destino no imenso litoral brasileiro, a maioria dos pesquisados (56%) prefere praias tranquilas, mas que dispõem de alguma oferta de produtos e serviços. E 39% vão em outra direção, elegendo as praias mais conhecidas e “animadas”.

Os dados variam conforme o lugar em que mora o viajante. Quase metade (46%) dos que já vivem numa região costeira diz que prefere mesmo as praias com mais agito e comércio abundante; entre os que residem em outras partes do país, este número cai para (35%). Praias desertas, com pouca ou quase nenhuma estrutura, por exemplo, são as que mais estão na mira de turistas das regiões Sul e Norte.

Fechar