O Painel 2022, do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, acontecerá em Brasília, segunda e terça-feira, 21 e 22, em com o apoio de diversas instituições públicas e privadas de importância nacional, como Petrobrás, Sebrae, Caixa Econômica, Codevasf, entre outras de ação global. O objetivo é o aprofundamento do debate em torno de uma proposta de diversificação da matriz de transporte que amplie a perspectiva da rede nacional e contemple uma proposta de integração das malhas viárias, ferroviárias, aeroviárias e aquaviárias.
O secretário José Reinaldo Tavares, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), do Governo do Maranhão, foi convidado pelo Instituto Besc para proferir palestra no evento. Ex-ministro dos Transportes, superintendente da Sudene, Tavares foi o idealizador da Ferrovia Norte-Sul, criada como um grande esforço nacional de integração territorial do Brasil para favorecer o desenvolvimento do setor produtivo e, consequentemente, promover geração de emprego e renda em todas as regiões do país.
Na exposição, ele resgata aspectos históricos de apostar na modernização da rede de transportes e a resistência que enfrentou por defensores de um modelo rodoviário de elevado custo de manutenção e de imensa dependência de matriz energética poluente. E demonstra que a Norte-Sul é a “espinha dorsal” de uma das mais extensas malhas ferroviárias do mundo, conectada a outros ramos do sistema ferroviário nacional, como a FICO (Ferrovia de Integração do Centro Oeste), da FIOL, (Ferrovia de Integração Oeste Leste) e da EF-232.
O secretário irá relembrar a sua convivência com o engenheiro Eliezer Batista, um ícone brasileiro da eficiência na logística, que transformou a então Vale do Rio Doce na maior empresa de mineração do mundo, baseada numa interligação de fatores, entre eles a de que “logística não é apenas custo, é também receita”.
Dados importantes serão demonstrados pelo ex-governador em relação à necessidade de melhoria da logística ao setor do agronegócio. Entre eles, o fato de que o Arco Norte brasileiro é responsável por 60% da produção nacional de grãos, transportada na imensa maioria por caminhões, por longas distâncias, representando quatro vezes o custo de transporte de produtos concorrentes dos Estados Unidos. Desse total, mais da metade da produção de grãos do Brasil, apenas 27% é transportada para o exterior por portos da região Norte e Nordeste, o que significa que o Maranhão se apresenta ainda como o grande espaço de oportunidade pelas vantagens comparativas portuárias, como a calagem dos seus portos e a vasta malha ferroviária interligada disponível.
A eficiência logística dos portos da Baia de São Marcos colocou São Luís como parceiro da ousada iniciativa chinesa, a Nova Rota da Seda da China, A inclusão do Estado como protagonista brasileiro nessa ação cooperativa desbravadora da China, está acontecendo por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Programas Estratégicos.
“O evento é uma oportunidade excepcional para que os holofotes do Brasil sejam voltados para a privilegiada logística disponível no Maranhão. O país precisa disponibilizar financiamento para melhorar sua infraestrutura logística. E estamos de portas abertas para investidores nacionais e internacionais”, arremata José Reinaldo.