SÃO LUÍS – A 16ª Semana Maranhense de Dança segue com programação nesta quarta-feira (23) recebendo dois espetáculos apresentados por artistas do Maranhão: ‘Encruzilhada’, do bailarino e coreógrafo, Leônidas Portella, e “Estranhamente Comum’, da Pulsar Cia de Dança. O evento é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
‘Encruzilhada’ traz uma releitura performática do orixá afro-brasileiro, Exu, tanto em sua essência masculina como feminina, representada pelas Pomba-giras, que pretende refletir sobre o racismo, a intolerância religiosa, a homofobia e todos os preconceitos costumam ser associados à essa entidade. O espetáculo será apresentado na Fonte do Ribeirão, às 19h.
Às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo, a SMD16 recebe o espetáculo da Pulsar Cia de Dança ‘Estranhamente Comum’. Com direção geral de Abelardo Telles e concepção artística de João Pirahy, convida o público a questionar-se sobre a estranheza do olhar para aquilo que supostamente seria comum. O cotidiano, os objetos e os corpos que geralmente passam (des) percebidos, ganham novo significado para serem repensados no que é passado, no que é presente e no que é futuro. Um exercício de memória e sentimento. Para assistir ao espetáculo, basta retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do teatro duas horas antes do início da apresentação.
O evento terá ainda outras atrações ao longo da programação que segue até o dia 30 de novembro. Para mais informações, o público pode conferir no Instagram do evento @smd16.2022.