Deputado aponta supostos desvios de recursos da saúde pós-covid em municípios maranhenses

Parlamentar elencou dados referentes às cidades de Belágua e Urbano Santos e ressaltou que o problema está nas prefeituras.

Fonte: Redação / Assessoria

O deputado Yglésio Moisés (PSB) disse, durante sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão, que “alguns municípios maranhenses estão envolvidos em supostos desvios de recursos para um procedimento definido pelo Ministério da Saúde, que inclui acompanhamento dos que foram acometidos pela Covid-19, a fim de que não tenham sequelas da doença”.

“Segundo o portal O Informante, em Pedreiras, há 39,2 mil habitantes e 6.701 casos registrados desde 2020. O município diz ter realizado 138.377 terapias de reabilitação de janeiro a agosto deste ano, o que daria quase nove sessões para cada habitante e 21 para cada caso da doença. É uma discrepância ante os tratamentos do restante do Brasil”, disse.

Conforme o parlamentar, em todo o país foram registrados aproximadamente 200 mil terapias pós-pandemia. “Isso faz com que Pedreiras e outros 18 municípios maranhenses, uma região que registrou apenas 0,14% dos 34 milhões casos de Covid-19, somem 1,1 milhão de atendimentos pós-covid no ano. É uma disparidade sem tamanho”, afirmou.

O deputado apontou dados referentes aos municípios de Belágua e Urbano Santos e ressaltou que o problema está nas prefeituras. “Isso tudo não acontece por conta do Governo do Estado. Os prefeitos que desviam recursos da saúde e não têm nenhum equipamento público”, frisou.

Fechar