Criação de site – 3 elementos essenciais que não devem ser subestimados
A criação de um site é algo que pressupõe alguns passos importantes que não devem nunca ser subestimados. Mas, será que poderemos condensar apenas em 3 elementos? É exatamente isso que veremos neste artigo.
As coisas estão bem diferentes
No início da internet, criar um site era uma tarefa bem difícil, onde era necessário domínio de linguagem técnica de HTML, por exemplo e até o domínio de diferentes programas para tratar as imagens.
Atualmente, o registro de domínio é o primeiro passo para criar uma presença online completa e, que felizmente é possível fazer em plataformas especializadas para a criação de sites online que lhe oferecem diversas vantagens, incluindo saltar todas as partes técnicas, demasiado complexas para a maioria dos usuários.
Graças ao avanço tecnológico é agora possível criar um site em poucos passos em que você pode usar para dar voz ao seu negócio, com foco na promoção dos seus serviços e, quem sabe, aumentar as chances de aumentar as suas vendas.
A minha empresa precisa de um site?
Ainda que seja possível você criar apenas uma fan page nas redes sociais, o site é o principal canal de uma estratégia de Marketing Digital e algo que deverá fazer parte do dia-a-dia de empreendedores. Muitos empreendedores acabam por não se dedicar à elaboração de um site por desconhecimento de como elaborar uma boa estratégia de Marketing Digital, mas atualmente já existem boas formações, inclusive gratuitas que lhe mostram como um site é um passo fundamental.
Se já está convencido da importância da criação de um site, chegou a hora de entender quais os 3 elementos essenciais que não devem ser subestimados. Listamos os 3 em baixo:
Elemento nº1 – Saiba que tipo de site deverá ser o seu
Existem negócios dos mais variados nichos e o site deverá estar de acordo com aquilo que o seu público-alvo procura. Escolher o tipo de site certo para o seu negócio é essencial para um primeiro passo de sucesso.
Muitas plataformas especializadas na criação de sites oferecem diferentes possibilidades que você pode escolher, mas é importante que você saiba exatamente aquilo que procura. Para isso, nós damos-lhe uma ajuda:
Site institucional
Trata-se de um site que funciona como cartão-de-visita de uma empresa, produto, ou marca onde são reunidas todas as informações mais relevantes sobre o seu negócio.
O site deverá ter um layout limpo, com as informações fáceis de encontrar e com as diferentes formas de contacto bem visíveis.
Site dinâmico
Versão avançada do site institucional com a diferença de que a página oferece uma experiência mais completa para os usuários. É o site ideal para empresas que já contam com histórico no mercado e que oferecem diferentes produtos, ou serviços.
Site de e-commerce
É uma loja virtual cujo foco é vender produtos ou serviços. O usuário poderá encontrar um portefólio dos seus produtos, com descrição e preço. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de colocar os produtos em carrinhos-de-compras e proceder à sua compra online.
One- page site
Um site de uma página, onde todas as informações se encontram condensadas numa única página. Basta fazer scroll down pela página e tem tudo o que precisa. Se deseja oferecer uma experiência simplificada, esta pode ser a opção ideal.
Blog
Em um blog você poderá partilhar com regularidade conteúdos do interesse da sua audiência. Partilhe as novidades que acontecem na sua empresa e crie uma ligação de maior proximidade com o seu público.
Landing Page
Uma landing page é uma página externa que tem como foco aumentar a conversão. Como? Através de um formulário que o visitante preenche, recebendo em troca algo gratuito como conteúdo relevante e de qualidade.
A landing page deverá oferecer uma CTA – call to action clara que consiga levar o usuário à conversão.
Elemento nº2 – Escolha bem o seu domínio
Vimos em cima que o primeiro passo para a criação de um site deverá ser o registro de domínio, mas a escolha do domínio é igualmente um elemento essencial.
É muito importante que o seu domínio seja simples e fácil de lembrar para que o seu público não tenha dificuldades em entrar no seu site. Lembre-se que um domínio deverá transmitir exatamente aquilo que você deseja transmitir para a sua empresa.
Outro ponto importante além da escolha do domínio deverá ser o uso de URL’s amigáveis para que os seus usuários entendam com facilidade, além de serem um fator que oferece maior credibilidade.
Elemento 3 – Otimização SEO
A otimização do seu site com boas práticas SEO é essencial para que o seu site fique bem posicionado.
Para uma boa otimização SEO você não pode descurar a qualidade do seu conteúdo, o tamanho do conteúdo, mas também a estrutura do mesmo. É fundamental que o conteúdo seja relevante e de qualidade, caso contrário o seu site será ranqueado negativamente pelas plataformas de busca.
A criação de um site é um trabalho contínuo
Ainda que estes possam ser os 3 elementos fundamentais que nunca deverão ser subestimados na criação de um site, a verdade é que colocar um site bem ranqueado e bem feito é um trabalho contínuo que não termina quando lança o seu site online.
A concorrência no mundo online é gigante e terá sempre de arranjar formas de se destacar dos seus concorrentes para ser bem-sucedido no digital.