Ballet Teatro Castro Alves dialoga com a ancestralidade preta, nesta terça (29) pela 16ª Semana Maranhense de Dança

Com performance “Pacífico” e o espetáculo “Lugar de Preta”, grupo da Bahia se apresenta no Espaço Chão em evento aberto e gratuito

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – O Ballet do Teatro Castro Alves, da Bahia, desembarca em São Luís nesta terça-feira (29) para duas apresentações pela 16ª Semana Maranhense de Dança: o solo coreográfico ‘Pacífico’, às 18h30, e o espetáculo ‘Lugar de Preta’, às 19h, ambos exibidos no Espaço Chão, na Rua do Giz. O evento é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O penúltimo dia de programação da SMD16 começa às 14h, no Centro Cultural Vale Maranhão, com a oficina “Iniciação em Percussão e Danças Africanas”, da Cia Ophélia Théâtre, da França. Às 18h30, no Espaço Chão, situado na Rua do Giz, o renomado grupo baiano apresenta o solo coreógrafico “Pacífico”, uma obra que enfatiza o corpo negro latino, apontando para os contrastes entre a ancestralidade nativa e influência dos colonizadores. A performance é criada e interpretada pelo bailarino Paullo Fonseca.

Ainda no Espaço Chão, às 19h, é a vez do público apreciar o espetáculo “Lugar de Preta”, um relato autobiográfico criado e interpretado por Luiza Meireles, artista com mais de 30 anos de atuação na dança profissional e passagens pela Suíça, São Paulo e Salvador. Na apresentação, Luiza repercute a ausência de representatividade no universo da dança na vida de uma menina preta que sonhava em ser bailarina.

Toda a programação da Semana Maranhense de Dança é gratuita. As apresentações desta terça (29) são abertas ao público e sujeitas à lotação do Espaço Chão, na Rua do Giz, Praia Grande. Para participar da oficina realizada no CCVM, os interessados devem comparecer ao local uma hora antes do início da aula.

PROGRAMAÇÃO DA 16ª SEMANA DA DANÇA NO MARANHÃO

29/11 – Terça

14h às 16h – Iniciação em Danças Africanas com Cia Ophélia Théâter

Local: CCVM

18h30 – Performance “Pacífico” com Ballet Teatro Castro Alves / BA

19h – “Lugar de Preta” com Ballet Teatro Castro Alves / BA

Local: Espaço Chão

30/11 – Quarta

16h – Café cultural – Formação: o que falta para uma graduação em dança no MA? Convidados: Tânia Ribeiro, Larissa Melo e Erivelto Viana. Mediadora: Luty Barteix

Local: Casa do Tambor de Crioula

19h30 – Espetáculo “Roda Favela” – Cia Ophélia Théâtre / França / Pernambuco

Local: Teatro Arthur Azevedo

Fechar