SÃO LUÍS – Um show explosivo com artistas oriundos da periferia do Recife, o espetáculo Roda Favela, cocriado pela Cia Ophelia Théâtre (França) em parceria com o Grupo Pé no Chão (Recife) chega a São Luís nesta quarta-feira (30) para marcar a noite de encerramento da 16ª Semana Maranhense de Dança, a partir das 19h, no Teatro Arthur Azevedo. O evento é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura e Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O espetáculo, criado por Laurent Poncelet, ator, cineasta francês e diretor da Cia Ophelia Théâtre, nos leva para dentro das comunidades, onde os bailarinos apresentam suas forças e fragilidades simultaneamente para descortinar seu dia a dia de sobrevivência, sonhos alcançados, trabalhos, múltiplas discriminações, violências e momentos de júbilo coletivo. Roda Favela é uma verdadeira exaltação à força do coletivo e das raízes afro.
Além do espetáculo, a SMD16 oferece nesta quarta (30), o café cultural ‘Formação: o que falta para uma graduação em dança no Maranhão?’, com participação de Tânia Ribeiro, Erivelto Viana e Larissa Melo, com mediação de Luty Barteix. A conversa acontecerá na Casa do Tambor de Crioula, às 16h. A entrada é gratuita e aberta ao público
A partir das 19h, no Teatro Arthur Azevedo, a programação terá início com um momento de muita emoção, memória e exaltação ao trabalho de Carla Coreira, dançarina que traz em sua essência o Tambor de Crioula do Maranhão, ativista, incentivadora e realizadora da cultura popular. Em seguida, o show ficará por conta do espetáculo Roda Favela. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro duas horas antes do início da sessão.