SÃO LUÍS – Terminou sem acordo a audiência realizada nesta terça-feira (6), entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET/SL) e Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema).
Diante do impasse, o presidente do Sttrema, Marcelo Brito, afirmou que a categoria vai parar a partir da 00h de sexta-feira (9). A decisão foi tomada no sábado, durante Assembleia Geral.
Segundo Brito, os empresários atrasam salários, ticket alimentação, pagamento das férias e sugerem o parcelamento do 13º em oito parcelas.
“Os empresários já não cumprem vários acordos, estabelecidos conforme Convenção Coletiva de Trabalho. Atrasam salários, atrasam o ticket alimentação, atrasam pagamento das férias e agora sugerem esse absurdo, pagar o 13º salário em oito parcelas. Não vamos aceitar. Isso é uma afronta e um desrespeito aos trabalhadores”, afirmou.
Ainda nesta terça-feira (6), a Prefeitura da capital, tentando frear a greve, liberou subsídio para a caterogia de mais de R$ 2 milhões. Deste valor, mais de R$ 1.5 milhão foi destinado diretamente para as contas do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), que é quem vai fazer o rateio do valor aos consórcios e empresas que exploram o serviço.
Mesmo com essa liberação, os Sindicatos não chegaram a um acordo.