Publicidade
Carregando anúncio...

Com representatividade feminina fortalecida, Assembleia Legislativa pode ser comandada pela 1ª vez por uma mulher

Iracema Vale (PSB), colocou seu nome à disposição de seus pares para disputar o comando da Mesa Diretora daquela casa

Fonte: Redação

O resultado das urnas, em 2 de outubro passado, mostrou a representatividade das mulheres na lista dos vitoriosos para a Assembleia Legislativa do Maranhão. Como reflexo dessa conquista, vemos agora a deputada estadual eleita, Iracema Vale (PSB), colocar seu nome à disposição de seus pares para disputar o comando da Mesa Diretora daquela casa. Se tudo correr como esperam Iracema e todos os seus apoiadores, que já começaram a se manifestar, a ex-prefeita de Urbano Santos pode ser a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo no Maranhão.

Bancada feminina – Mical Damasceno (PSD), Andreia Martins Rezende (PSB), Daniella (PSB) e Ana do Gás (PCdoB) renovaram o mandato. As deputadas eleitas Iracema Vale (PSB), Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Dra Viviane (PDT), Abigail (PL), Edna Silva (Patriota), Janaina Ramos (Republicanos), Claudia Coutinho (PDT) completam a bancada feminina formada por diferentes vertentes partidárias e ideológicas.

Iracema espera reunir nos proximos dias com toda a bancada feminina para conversar sobre a 20ª legislatura e, principalmente, como o mandato de cada uma pode amparar os anseios das mulheres maranhenses contemplando a visão de cada uma das eleitas e de seu eleitorado.

Empoderamento – A candidatura da deputada Iracema Vale pode ser vista como um exemplo do empoderamento feminino na política. Na legislatura passada, na primeira e segunda sessões legislativas, as parlamentares chegaram a conquistar cinco cargos na Mesa Diretora, sendo dois de destaques, ocupados pelas deputadas Andreia Martins Rezende (PSB) e Dra. Cleide Coutinho (PDT), que ocuparam a primeira e segunda secretarias, respectivamente.

No entanto, na história do legislativo maranhense, até hoje, nunca uma mulher ocupou a principal cadeira do Palácio Manuel Beckman. “A mulher tem alcançado lugares importantes dentro do parlamento maranhense e da política. Com o nosso senador Flávio Dino indo para o Ministério da Justiça, teremos duas mulheres no Senado Federal. Elegemos 12 mulheres para a próxima legislatura, mas podemos avançar ainda mais nessas conquistas”, disse Iracema Vale ao colocar seu nome à disposição dos 42 futuros parlamentares da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Fechar