Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã sexta-feira(9), o senador eleito Flávio Dino (PSB) como novo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Um grande companheiro, com uma história politica consagrada, que vai ser o ministro da Justiça. Vai ajudar a consertar muita coisa nesse país”, disse Lula.
O anúncio da lista inicial ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, pouco antes do jogo entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo.
Durante a transição de governo, o ex-governador foi o principal porta-voz do GT de Justiça e Segurança – anunciando, por exemplo, a intenção do governo de revogar decretos que facilitaram a compra e o porte de armas no país.
Além de governador do Maranhão por dois mandatos, Dino foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur. É irmão do subprocurador-geral da República Nicolao Dino.
Lula decidiu manter o Ministério da Justiça e Segurança Pública juntos em uma só pasta no seu governo. Dino era contra a separação. Defendeu manter a Segurança Pública como uma secretária do ministério e “fortalecê-la”, dando mais poder a ela na estrutura da pasta.
Ana Paula Lobato assumirá no Senado
Com a confirmação do ex-governador Flávio Dino no Ministério da Justiça, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), de 37 anos, esposa de Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocupará a vaga do Maranhão no Senado Federal, já que é a primeira suplente na chapa de Dino.
No Senado, Ana Paulo substituirá Roberto Rocha, que não conseguiu se reeleger, e terá como companheiros de bancada a senadora Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT).
Como a posse do Executivo é dia 1º de janeiro e a do Congresso somente em fevereiro, isto significa dizer que antes mesmo de assumir a cadeira no parlamento, Dino já deverá estar no governo. O ex-governador apenas se licenciará para tomar posse no cargo para o qual foi eleito com 1.889.920 e depois retornarà à Esplanada dos Ministérios, e Ana Paulo assumirá o mandato pelos próximos quatro anos.
Além de vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula coordena, na Assembleia Legislativa, o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), entidade com atuação de caráter filantrópico.