Um motorista chinês passou horas rodando em uma estrada após o controle de cruzeiro de seu Haval H6 travar.
Segundo o site AutoHome, o homem, identificado apenas como Sr. Luo, afirmou que os freios também falharam, obrigando-o a rodar centenas de quilômetros sem poder sair do veículo a uma velocidade de pouco mais de 100 km/h, até que a gasolina acabasse.
Ele dirigia seu SUV, um dos modelos mais populares da China e que será vendido no Brasil a partir do ano que vem, da cidade de Changsha, na província de Hunan, para Yichun, em Jiangxi, uma distância de menos de 200 km.
Quando estava na metade do trajeto, percebeu que não conseguia diminuir a velocidade registrada no controle de cruzeiro, nem mesmo pisando no freio. Ao se dar conta do problema, Luo disse que se desesperou e começou a chorar.
O motorista precisou se recompor e resolveu ligar para a polícia rodoviária local, que mobilizou algumas viaturas para fazer escolta ao veículo desgovernado para que ninguém fosse atingido na rodovia.
As autoridades entraram em contato com engenheiros da Haval, mas nada pôde ser feito à distância para ajudar o chinês desesperado. No fim das contas, Luo acabou rodando aproximadamente 500 km após a falha no sistema, quando o tanque finalmente secou.
Felizmente todos os esforços foram recompensados, já que ninguém se feriu durante a operação. Pena para o Sr. Luo, que acabou percorrendo uma distância quase três vezes maior que a pretendida no início da viagem. Além do tempo perdido, ainda teve de abastecer novamente para poder retornar.
O H6 foi enviado de volta à Haval para análises. A equipe de engenharia da montadora vai investigar os motivos que causaram o travamento do controle de cruzeiro e a falha nos freios.