Publicidade
Carregando anúncio...

Portaria da Capitania dos Portos autoriza o retorno das operações do ferryboat José Humberto

A autorização foi concedida após uma inspeção e vistoria naval, que constatou a ausência de anormalidades.

Fonte: Redação

A Capitania dos Portos do Maranhão autorizou o retorno das operações do ferryboat José Humberto, que estava com atividades suspensas após decisão do Ministério da Justiça, no último dia 12. A embarcação é responsável por fazer a travessia de passageiros entre o município de Alcântara (MA) à capital São Luís (MA).

A autorização foi concedida após uma inspeção e vistoria naval, conforme informou a portaria da Capitania dos Portos. Para que o ferryboat voltasse a operar, foram realizadas algumas viagens de testes, com capacidade que variou entre 50%, 75% e 100%.

Ainda conforme a portaria, foram constatadas a ausência de anormalidades a respeito de sua estabilidade, estrutura, manobrabilidade e comportamento quando fundeada.

Ainda foram avaliados os seguintes itens:

l. Estudo de estabilidade da embarcação com o carregamento real dos veículos e passageiros que serão transportados, na pior condição de navegação a ser enfrentada;
ll. Análise das causas das trincas que apareceram na borda falsa na altura da escada de acesso ao convés superior dos dois bordos da embarcação;
lll. Análise estrutural do comportamento das cavernas, chapeamento do convés e das longarinas com a pior condição de carga real aplicada pelo Método dos Elementos Finitos fim verificar se os perfis suportarão o carregamento de trabalho;
lV. Laudo das chapas e perfis empenados no interior do casco;
V. Estudo de manobrabilidade da embarcação por ocasião da perda de um dos motores, verificando como a mesma se comportará durante a travessia e na atracação;
Vl. Laudo do aparelho de fundeio.

Decisão do Ministério da Justiça

No último dia 12/12, foram suspensas as atividades do ferryboat José Humberto, responsável por fazer a travessia de passageiros entre o município de Alcântara (MA) à capital São Luís (MA). A decisão, tomada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com vistas a coibir potencial naufrágio da embarcação, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12) e conta com o apoio da Polícia Federal do estado para o cumprimento da medida.

De acordo com a notificação, assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), “a embarcação pode estar colocando em risco a vida e a segurança de milhares de consumidores usuários dos serviços de ferry-boat”.

A pasta tomou conhecimento do caso após recebimento de denúncia por parte do Ministério Público do Estado do Maranhão e da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. O laudo pericial concluiu falhas no motor.

Fechar