O Hospital da Ilha, localizado na Avenida São Luís Rei de França, em São Luís, já está com o serviço de endoscopia e colonoscopia disponível à população. Os atendimentos na unidade foram iniciados nessa quarta-feira, realizando os exames que são considerados fundamentais para a prevenção, investigação e, algumas vezes, o tratamento de doenças do aparelho digestivo.
O historiador Lucas Moraes Santos, de 23 anos, foi o primeiro paciente a utilizar o serviço. Ele realizou a marcação do exame por meio do aplicativo do Procon. “Eu necessitava muito fazer esse exame. Desde 2019 venho tratando uma gastrite e necessitava da endoscopia para dar continuidade ao tratamento. Marquei o exame pelo app e não demorei a ser chamado. Muito importante a oferta deste serviço. A estrutura do hospital é muito grande e equipada. Tudo muito organizado”, afirmou.
Para o diretor clínico do Hospital da Ilha, Cláudio Revil, o novo serviço vai ampliar o atendimento à comunidade e demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A entrega desse novo serviço é motivo de orgulho e satisfação. Havia uma necessidade da abertura dessa atividade. E o paciente, realizando os exames aqui, já tem garantido o retorno com o gastroenterologista. Ele faz o exame na unidade e vai ter o retorno no ambulatório aqui mesmo. Isso só vem mostrar o quanto o governo do Maranhão, por meio da SES e da EMSERH, está empenhado em melhorar, cada vez mais, a saúde pública do nosso estado. O Hospital da Ilha é, hoje, uma realidade que veio para somar com a Rede de Estado da Saúde”, explicou Cláudio Revil.
O serviço de endoscopia e colonoscopia vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre pela manhã. A unidade tem capacidade para realizar 200 exames por mês.
Para ter acesso ao serviço, a marcação pode ser realizada através de um dos canais de atendimento ao público: App Viva Procon, site do Procon, Disque Saúde e/ou WhatsApp (3190-9091) ou presencialmente em uma das unidades do Viva Procon (Av. Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR e Terminal São Cristóvão).
O Hospital da Ilha foi inaugurado pelo governo do Maranhão em abril deste ano e integra a rede de unidades da SES gerenciada pela EMSERH. A unidade conta com 42 leitos de clínica médica, 17 leitos de enfermaria pediátrica e 59 leitos de clínica médica. São 3 UTIs, com 11 leitos cada, sendo UTI pediátrica, geral e cirúrgica. Tem 4 salas de centro cirúrgico, ambulatório de cirurgia geral, SADT – raio x, ultrassonografia, tomografia e, agora, endoscopia.