O Governo do Estado realizou, na última semana, a primeira cirurgia guiada pelo equipamento Arco Cirúrgico no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O aparelho foi utilizado no tratamento de fratura de acetábulo e retirada de corpo estranho (fragmentos de projéteis) intra-articular do quadril esquerdo do paciente. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O Arco Cirúrgico pode reproduzir a imagem do local a ser operado, de forma dinâmica e em tempo real. Além de diminuir o tempo, o instrumento possibilita que o médico monitore todo processo, agindo de forma eficaz em eventuais correções. Ele é formado por arco montado sobre rodas, tubos de raio-X, junto com sistema de monitores e suporte móvel através da geração de imagens digitais cirúrgicas.
“A utilização do arco otimiza a cirurgia e mostra em tempo real a área que vai ser abordada cirurgicamente, sendo mostrado em tempo real por monitor, possibilitando ao cirurgião desenvolver suas atividades, além de reduzir riscos invasivos”, relatou o coordenador do centro cirúrgico, Wesllen Castro.