Aprovado primeiro tratamento semanal contra obesidade no Brasil

A semaglutida é um medicamento de prescrição médica e deve ser usado sob a supervisão de um médico

Fonte: Da redação

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso. O medicamento é comercializado nos Estados Unidos desde 2021.

A decisão da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity) realizado com cerca de 4,5 mil pessoas de todo o mundo.

A semaglutida é um medicamento que pertence a uma classe de medicamentos chamados agonistas do receptor GLP-1, que são usados para tratar a diabetes tipo 2. Ela age estimulando a produção de insulina pelo pâncreas quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados e também ajuda a diminuir a produção de glicose pelo fígado. Além disso, a semaglutida pode ajudar a perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade.

A semaglutida é um medicamento de prescrição médica e deve ser usado sob a supervisão de um médico. É geralmente administrado por injeção subcutânea uma vez por semana e pode ser usado em combinação com outros medicamentos para o tratamento da diabetes. É importante seguir as recomendações do seu médico e ler atentamente a bula antes de começar a usar a semaglutida. Alguns efeitos colaterais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Dentre as vantagens apontadas no uso da semaglutida estão:

  1. Estimula a produção de insulina pelo pâncreas: a semaglutida ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue ao estimular a produção de insulina pelo pâncreas quando os níveis de açúcar estão elevados. Isso pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e prevenir complicações da diabetes.
  2. Reduz a produção de glicose pelo fígado: a semaglutida também pode ajudar a diminuir a produção de glicose pelo fígado, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  3. Ajuda a perder peso: a semaglutida pode ser eficaz na perda de peso em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2. Isso pode ser útil para aqueles que lutam para perder peso apenas com dieta e exercício.
  4. Uma vez por semana: a semaglutida é administrada por injeção subcutânea uma vez por semana, o que pode ser mais conveniente do que tomar um medicamento todos os dias.
  5. Pode ser usada em combinação com outros medicamentos: a semaglutida pode ser usada em combinação com outros medicamentos para o tratamento da diabetes, o que pode aumentar a eficácia do tratamento.

Efeitos colaterais
Durante os ensaios clínicos, alguns participantes que fizeram uso do Wegovy apresentaram eventos colaterais considerados leves e transitórios. Os relatados com mais frequência foram de natureza gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação e dores abdominais.

Fechar