Arquidiocese de São Luís realiza missa em sufrágio por Bento XVI nesta sexta (06)

O Papa Bento XVI faleceu no último dia do ano de 2022, e está sendo velado no Vaticano desde o dia 02 de janeiro

Fonte: Com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Na próxima quinta-feira, (5) será realizado o funeral do Papa emérito Bento XVI. As Dioceses e Arquidioceses do mundo inteiro estarão em oração nesse período, devem ser realizadas missas em sufrágio pela alma do Pontífice falecido. Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, Arcebispo, presidirá a missa no dia 06, sexta-feira, às 17h30, na Catedral, por esta intenção, e emitiu uma nota convocando todas as Paróquias a também celebrarem missas em sufrágio por Bento XVI.

Em nota, na manhã desta quarta-feira (4), dom Gilberto orientou que as Paróquias da Arquidiocese (ao todo são 57 Paróquias), também realizassem missas em sufrágio pelo Pontífice, dentro dos horários possíveis às suas respectivas realidades. Para a Missa, deverá ser usado o rito do Missal Romano, “Santa Missa dos fiéis defuntos – por um Papa”, com liturgia própria para os fiéis falecidos, e Lecionário Dominical no Dia dos Fiéis falecidos, cor litúrgica roxa (que na liturgia católica remete a penitência).

O Papa Bento XVI faleceu no último dia do ano de 2022, e está sendo velado no Vaticano desde o dia 02 de janeiro.

Em lugar adequado do presbitério, deverá estar uma foto do Papa falecido, e o Círio Pascal.

Dom Gilberto Pastana e o Papa emérito Bento XVI

No dia 03 de agosto de 2005, o Papa emérito Bento XVI, na época, Vigário de Cristo, nomeou o então padre Gilberto Pastana, na época, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santarém (PA), como bispo da Diocese de Imperatriz (MA) substituindo dom Affonso Felippe Gregory, que havia apresentado renúncia por motivo de idade.

Em 2010, por ocasião da visita Ad Limina dom Gilberto Pastana encontrou pessoalmente com o sucessor de Cristo que o escolhera.

Em sequência a essa missão assumida em Imperatriz (MA), no ano de 2005, e graças a ela, dom Gilberto Pastana assume hoje a função de arcebispo de São Luís do Maranhão, nomeado no ano de 2021 pelo Papa Francisco.

Fechar