O governador Carlos Brandão (PSB) afirmou que está convencido de que as obras para construção da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, paralisadas desde 2015, serão retomadas com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Ele disse na última sexta-feira (06), quando se apresentou à sociedade como governador empossado para o segundo mandato, que negociações neste sentido já foram iniciadas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de ministro da Indústria e Comércio.
Quando assumiu o Governo do Estado em 2015, o então governador Flávio Dino (PSD), senador eleito e atualmente ministro de Justiça e Segurança Pública, escalou Brandão, seu vice à época, para buscar uma alternativa ao projeto, depois que a então presidente da República, Dilma Rousseff, após confirmar sua reeleição, desistiu da obra, lançada em 2010, na primeira eleição.
Apesar de não ter conseguido reativar e viabilizar o projeto nestes oito anos, Brandão diz que há negociações muito avançadas, por isto acredita que o envolvimento do governo federal fará com que a refinaria se torne uma realidade. Uma das parcerias seria uma empresa chinesa.
LEGADOS
O governador disse ter consciência de que se as obras forem retomadas não haverá tempo hábil para ser inaugurada ainda na sua gestão, mas para ele isto é o de menos, pois o que importa é garantir sua conclusão de operacionalização, ficando este legado do seu governo para o sucessor inaugurar.