Uma guarnição do Esquadrão Águia do 15º BPM, composta pelos Cabos PM Paiva e Wendel, e ainda integrada pelos Soldados PM Sabino e Fernandes, foi informada por populares sobre um acidente ocorrido na BR-316, perímetro urbano, nas proximidades da faculdade Pitágoras, no município de Babacal. No local, os policiais encontraram uma mulher deitada na sarjeta com várias escoriações pelo corpo.
De imediato, a guarnição procurou manter o local com segurança, enquanto o Cabo PM Wendel fazia a imobilização da vítima, com o intuito de resguardar sua integridade física.
A mulher começou a convulsionar e apresentar sinais que estava com as vias respiratórias interditadas, e então o militar utilizou uma manobra indicada para o caso. Auxiliado pelo Soldado PM Fernandes, que usando técnicas de APH tático e APH RMC (Restrição de movimento de Coluna), o policial conseguiu estabilizar a vítima e garantiu que ela permanecesse com a respiração adequada, sem esforços devido ao seu estado clínico.
O SAMU foi acionado e, cerca de 40 minutos depois, chegou ao local, onde os militares permaneceram com a vítima imóvel até a chegada dos profissionais da saúde.
A equipe médica frisou que as técnicas desenvolvidas pelo Cabo PM Wendel e Soldado PM Fernandes, que realizaram os primeiros socorros após o acidente, foram de suma importância para a preservação dos sinais vitais, assegurando que a vítima não evoluísse para uma quadro grave e/ou a óbito no local. Foi possível garantir que a mulher tivesse maior chance de sobrevivência devido às lesões sofridas pelo impacto.