SÃO LUÍS – O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou, nessa terça-feira (17), a primeira convocação da lista de excedentes no Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos de nível médio. O prazo para matrículas vai de 18 a 25 de janeiro. Os candidatos devem se matricular preferencialmente nos campi – caso não possam comparecer, também têm a opção de solicitar a matrícula on-line.
Clique aqui para acessar a 1ª chamada de excedentes
Clique aqui para solicitar a matrícula on-line
As matrículas presenciais serão realizadas nos campi das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. Os candidatos deverão ter em mãos toda a documentação exigida no edital de abertura. A matrícula dos menores de idade deve ser feita pelos pais ou parentes de até 3º grau. Mas os estudantes de 16 a 18 anos podem assinar os documentos sozinhos, com o entendimento legal de que são “relativamente capazes”.
Quem optar por solicitar a matrícula on-line poderá fazê-lo até as 18h do dia 25 de janeiro. É preciso criar uma conta na plataforma gov.br antes de iniciar o procedimento. Os candidatos devem preencher o formulário de matrícula e anexar todos os documentos em formato PDF ou imagem, com tamanho máximo de 2 megabytes.
A documentação será submetida à análise. Se os documentos estiverem em conformidade com as normas, o candidato receberá um e-mail automático pelo sistema informando a validação da matrícula. Se houver alguma documentação incompleta ou incorreta, o candidato receberá um e-mail automático informando o que precisa ser corrigido no sistema. As pendências devem ser resolvidas ainda dentro do prazo de matrículas, senão o estudante perderá o direito à vaga.
Próximas chamadas
Se sobrarem vagas após esta convocação, uma nova chamada de candidatos excedentes está prevista para o dia 27 de janeiro, com matrícula de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.
Seletivo 2023
Nesta edição, o IFMA ofertou 6.515 vagas nos 29 campi localizados em 27 municípios maranhenses. Houve 23.969 candidatos inscritos, e as provas foram realizadas no dia 27 de novembro. O Instituto dispõe de cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio.