Mais de 17 mil cirurgias ortopédicas realizadas em cinco anos de funcionamento. Um número expressivo alcançado pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, que se consolida como referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade.
Não se trata apenas de números. O resultado pode ser comprovado no contato direto com os pacientes que são atendidos pelo HTO, e fazem questão de ressaltar a qualidade dos serviços prestados na unidade de saúde, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e é gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).
O HTO recebe pacientes encaminhados por outras unidades de saúde do estado, e tem um retorno muito positivo das pessoas, como é o caso do mecânico Deilson de Jesus Abreu, de 28 anos. Ele passou por uma cirurgia no fêmur, após um acidente de moto ocorrido em São Luís.
“O atendimento aqui é ótimo, sem comparação. Aqui, todos me trataram como se fosse da família, e ser tratado bem assim, no estado em que eu estou, também auxilia na minha recuperação”, afirmou.
Outro depoimento positivo foi do vigilante Marco Antônio de Oliveira, de 42 anos. Ele, que está acompanhando o filho de 16 anos, Roger Saraiva, que sofreu um acidente de moto na cidade de Balsas e quebrou o fêmur, ressalta o bom atendimento oferecido pela unidade.
“Só tenho a agradecer, pois viemos do Sul do Maranhão, receosos de como seria o atendimento e nos surpreendemos. A gente sempre comenta entre os pacientes que nós temos a impressão que estamos em um hospital particular, pela forma que somos tratados, desde o pessoal da limpeza até os médicos. Percebemos que aqui as pessoas têm prazer em trabalhar”, avaliou o pai de Roger, Marco Antônio de Oliveira. .
O HTO conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas, um avanço da saúde pública no cuidado humanizado. São 46 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e com três centros cirúrgicos, além de posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.